Arquivo da Categoria ‘Principal’

Linces retirados do centro de reprodução de Silves

Quarta-feira, 8 de Agosto, 2018

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decidiu, como medida de prevenção, retirar os 29 linces que se encontravam no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), situado na Herdade das Santinhas, Silves. Os animais serão deslocados para instalações dos parceiros espanhóis, que já colocaram à disposição de Portugal todo o apoio necessário.

Esta foi uma medida preventiva já prevista no Plano de Contingência, ativado desde domingo, 5. Desde essa altura que estavam no local todos os meios humanos e materiais para defesa e evacuação do CNRLI.

O ICNF desenvolveu, em 2017, ações de gestão de combustível na área envolvente aos cercados, edifícios e na área perimetral do CNRLI, de forma a diminuir o risco de incêndio e estabelecer faixas e mosaicos de proteção ao próprio centro.

A acompanhar os linces estão técnicos do CNRLI e do ICNF, bem como a equipa de gestão do Centro, constituída por veterinários, tratadores e outros técnicos especializados. No terreno encontram-se ainda equipas de vigilantes da natureza e uma equipa do corpo de fuzileiros da Marinha, entre outros operacionais.

O Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI) foi inaugurado a 22 de maio de 2009. Construído de acordo com as recomendações do Comité de Cria em Cativeiro do Lince Ibérico, integra a Rede Ibérica de Centros de Reprodução do Lince-ibérico.

Esta Rede é responsável pelo programa de reprodução e troca de animais, orientadas pelas necessidades demográficas e genéticas do Programa de Conservação Ex Situ.

Câmara de Lagos quer ver acessibilidades melhoradas

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

Foi aprovada na última reunião do executivo lacobrigense uma proposta que preconiza a criação de duas novas rotundas na EN 125, a nascente e a poente de Odiáxere. Melhorar as condições de circulação do tráfego rodoviário da Vila é o objetivo desta medida que a autarquia de Lagos pretende ver aceite pela Infraestruturas de Portugal, S.A. (mais…)

Feira do Livro abre em Lagos

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

Aproximar o livro das pessoas e, simultaneamente, oferecer uma animação de qualidade nesta importante zona da cidade e centro histórico – Praça do Infante – são dois dos mais importantes objetivos da Feira do Livro de Lagos que, este ano, oferece inúmeras atividades para várias faixas etárias. (mais…)

Bricomarché chega a Lagos com novos serviços

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

O Bricomarché, insígnia de bricolage do Grupo Os Mosqueteiros, abriu esta quinta-feira dia 2 de agosto uma nova loja em Lagos, criando assim 30 novos postos de trabalho. (mais…)

Maioria dos portugueses goza férias na praia e gasta à volta de 700 euros

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

De acordo com o estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) sobre as principais características das férias dos portugueses, realizado em julho, conclui-se que a praia continua a ser muito valorizada pelos portugueses, nomeadamente para 61% dos inquiridos. Por outro lado, o verão permanece como a estação do ano preferida pelos portugueses para ir de férias, com 87% da população a confirmar que tira férias nos meses de julho, agosto e setembro. (mais…)

Preço das casas no Algarve sobe 5,9% durante o segundo trimestre de 2018

Terça-feira, 3 de Julho, 2018

O preço da habitação no Algarve registou uma subida de 5,9% durante o segundo trimestre de 2018, situando-se em 1.916 euros/m2, segundo o índice de preços do idealista.

Faro acompanha a tendência da região e regista uma subida de 1,7%, custando o preço do metro quadrado 1.706 euros. A maior subida de preços da região registou-se em Vila Real de Santo António (11,4%), seguida por Silves (7,8%) e Olhão (6,6%). O município mais caro para comprar casa é Loulé (2.430 euros/m 2 ). Em contrapartida, os mais económicos são Silves (1.499 euros/m 2 ), Olhão (1.301 euros/m2) e São Brás de Alportel (1.233 euros/m 2).

Em comparação com o resto do país, a habitação em Portugal registou uma subida de 6,4% durante o mesmo periodo, situando-se em 1.867 euros/m2

    Regiões

Todas as regiões assistiram a um aumento de preços em termos trimestrais. Destaque para a região Norte, que viu os preços crescerem 8%. Seguem-se, por esta ordem, as regiões Lisboa e Algarve (ambas 5,9%), Alentejo (4,2%), Região Autónoma da Madeira e Centro (ambas 3,5%).

Lisboa com 2.629 euros/m2 continua a ser a região mais cara, seguida pelo Algarve onde custa 1.916 euros/m2 e Madeira (1.546 euros/m2). Do lado oposto da tabela, encontra-se o Centro (996 euros/m 2 ), o Alentejo (1.129 euros/m 2 ) e o Norte (1.420 euros/m 2 ), como as regiões mais baratas.

    Distritos

Os preços subiram em 17 distritos – entre 20 analisados, contando com a Madeira (ilha) e Porto Santo (ilha) –, com os maiores aumentos a terem lugar em Leiria (11,8%), Porto (8,3%),
Guarda (8,2%) e Viseu (6,6%). No caso de Lisboa, a subida foi de 4,9%.

Por outro lado, desceram em Bragança (-6,8%), Santarém (-3,1%) e Castelo Branco (-0,9%).

O ranking dos distritos mais caros continua a ser liderado por Lisboa (3.067 euros/m2), seguido por Faro (1.916 euros/m2 ) e Porto (1.649 euros/m2). Os preços mais económicos encontram-se na Guarda (648 euros/m2 ), Bragança (675 euros/m2) e Castelo Branco onde custa 678euros/m2 .

    Capitais de Distrito/Cidades

Os preços aumentaram em 15 capitais de distrito, com Aveiro e Guarda a liderar a lista (8,2% em ambos os casos). Seguem-se Évora (7,1%), Portalegre (5,6%), Beja (5,4%) e Viseu (5,2%).
Já no Porto a subida foi de 4,3%.

Curioso é o facto de os preços terem descido em Lisboa, uma diminuição de 0,4% que contrasta com as subidas verificadas no primeiro trimestre do ano (3,3%) e no último trimestredo ano passado (2%).

Lisboa continua a ser, no entanto, a capital de distrito onde é mais caro comprar casa, qualquer coisa como 4.197 euros por m2. Porto (2.544 euros por m2) e Funchal (1.817 euros por m2)
ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já as cidades capitais de distrito mais económicas são Bragança (679 euros por m2), Castelo Branco (689 euros por m2) e Guarda (716 euros por m2).

Fundação Montepio entrega viaturas adaptadas a duas instituições de Faro

Sexta-feira, 29 de Junho, 2018

No âmbito da 11.ª edição da ‘Frota Solidária’, a Fundação Montepio vai entregar viaturas adaptadas à associação ‘O Pontão’ – Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira e Centro Paroquial de Pêra. A cerimónia de entrega das viaturas – 21, no total, distribuídas por 21 instituições – acontece na próxima quarta-feira, dia 04 de julho, pelas 11 horas, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. (mais…)

Oito PME portuguesas distinguidas pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia

Sexta-feira, 29 de Junho, 2018

A Comissão Europeia divulgou os mais recentes resultados da Fase 1 do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que contemplou mais 242 PME de 30 países, entre os quais Portugal. (mais…)

Lagos hasteou a Bandeira Azul em todas as zonas balneares

Quinta-feira, 28 de Junho, 2018

Em 2018 o programa nacional Bandeira Azul é dedicado ao tema “O Mar que Respiramos”, uma vez que 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. Assim, o papel das florestas marinhas é fundamental, sendo as algas mais pequenas que nos dão o ar que respiramos. O caminho para trabalhar este tema passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos.
(mais…)

Câmara Municipal de Lagos associa-se à Happy Code Algarve e oferece cursos de programação às crianças residentes na autarquia

Quinta-feira, 28 de Junho, 2018

No âmbito do Programa de férias da autarquia “Viver o Verão 2018”, a Câmara Municipal de Lagos estabeleceu uma parceria com a Happy Code Algarve e irá oferecer Cursos de programação – Roblox, às crianças com mais de 7 anos que frequentem os programas de férias do município e que sejam residentes na autarquia. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami