Arquivo da Categoria ‘Opinião’

O Labirinto das Obras da EN125

Quinta-feira, 20 de Julho, 2017

Foi já há alguns anos atrás que o então Primeiro Ministro, José Sócrates, anunciava, com alguma pompa e circunstância, próximo de Arão mas já dentro do concelho de Portimão, as obras que viriam remodelar, modernizar e transformar a estrada nacional 125 numa via de futuro. Com maior fluidez, maior segurança e outra comodidade, viria ser fundamental para a mobilidade de todo o Algarve. (mais…)

Marchas Populares, sem tradição, dão colorido ao calendário autárquico

Quarta-feira, 14 de Junho, 2017

Estamos em mês de santos populares. O país sai à rua para se divertir e para festejar os santos que, segundo a tradição, preenchem o seu imaginário e dão alento às suas preces mais devotas. É por isso que, um pouco por todo o lado, alguns rituais sobem de tom e os festejos, com um cariz eminentemente popular, ganham grande expressão. E, se assim acontece um pouco por todo o lado, é nas duas maiores cidades de Portugal que os festejos destes santos milagreiros adquirem maior expressão e chamam a si praticamente toda a população. A estes acontecimentos ninguém fica indiferente. É o que acontece em Lisboa pelo Santo António. (mais…)

Independentes, em Lagos, ficaram pelo caminho

Quinta-feira, 25 de Maio, 2017

Com as autárquicas ainda à distância da linha do horizonte, já as movimentações em Lagos se começavam a sentir e alguns putativos candidatos se apresentavam em praça pública na tentativa de poderem avaliar se, em termos práticos, tinham alguma possibilidade de avançar. (mais…)

A rua como pano de fundo das comemorações de Abril em Lagos

Quarta-feira, 26 de Abril, 2017

Numa altura da nossa história democrática em que o fosso entre eleitos e eleitores mais se acentua, todos os esforços para suavizar essa realidade começam a puxar pela imaginação e a tentar demonstrar que a política é um serviço público para tornar grande uma nação como a deste cantinho à beira mar plantado. (mais…)

As bolsas da resistência

Quinta-feira, 1 de Dezembro, 2016

Foram muitas as guerras, as atrocidades e os ódios de toda a espécie a que o mundo, na primeira metade do século vinte, assistiu e em que a marcha da humanidade regrediu. Bem perto da nossa história e com o velho continente como palco de cena, a primeira grande guerra mundial eclodiu e, algumas décadas depois, uma segunda invadiu os espaços de todos nós. E, aqui mesmo ao lado, um conflito fratricida haveria de dividir uma nação e de, consigo, trazer vingança, morte e destruição. Os fuzilamentos ficaram-no a marcar e, ainda hoje, algumas feridas continuam a sangrar. (mais…)

Eduardo Andrade com oposição na eleição para a Misericórdia de Lagos

Domingo, 20 de Novembro, 2016

A Misericórdia de Lagos é uma das maiores instituições da cidade e do concelho. Com dois lares na cidade, o José Filipe Fialho e o Rainha D. Leonor, e muitos mais pelo concelho adiante como o de Odeáxere, Bensafrim, Barão de São João e Espiche, emprega 350 pessoas e dá assistência a 900 utentes. Possui ainda centros de dia e dispõe de uma vasta rede de apoio ao domicílio. Para fazer face a todo este movimento assistencial, conta com um orçamento anual que atinge o montante de seis milhões de euros. E, embora requeira já uma gestão empresarial, não pode nunca perder o seu carácter vincadamente social. (mais…)

Infecção por VIH: A importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Terça-feira, 25 de Outubro, 2016

No que se refere à situação epidemiológica da infecção por VIH, Portugal tem mantido, nos últimos anos, uma tendência de decréscimo do número de novos casos notificados de infecção, de novos casos de SIDA e de mortalidade associada ao VIH. Não obstante esta tendência, continua a apresentar uma das mais elevadas taxas de prevalência da infecção, comparativamente a outros países europeus. (mais…)

O Monstro da Torraltinha

Quinta-feira, 20 de Outubro, 2016

Nunca é por demais realçar a beleza de uma cidade ou de uma natureza que rodeia as terras de Lagos. Quem percorre as suas ruas, observa o seu urbanismo, admira o seu património ou se extasia com a sua paisagem fica deslumbrado com tudo o que este território tem para oferecer e com a forma como a mão humana, ao longo de séculos, o tem preservado, o tem valorizado e o tem legado às gerações vindouras. (mais…)

Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre

Domingo, 16 de Outubro, 2016

Alimentarmo-nos bem é uma arte! No Dia Mundial da Alimentação, recordamos algumas dicas de ouro para uma alimentação saudável que mais contribuem para a manutenção de um peso adequado e, consequentemente, para a prevenção de muitas das doenças crónicas não transmissíveis, entre as quais a obesidade. (mais…)

A Avenida pervertida ou valorizada com a venda ambulante?!…

Quarta-feira, 5 de Outubro, 2016

Lagos é uma cidade eminentemente turística. E tem muito para oferecer aos muitos visitantes que, de inverno ou de verão, escolhem esta cidade como espaço para descansar e para desfrutar da sua natureza e de toda a sua beleza. Ninguém fica indiferente à sua paisagem urbana e natural. Basta percorrer a sua longa avenida para se deslumbrar com a sua textura e com esse curso de água que acaba por nos levar a confluir com as águas do mar. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami