Arquivo da Categoria ‘Opinião’

Melhor destino de praia desprezado e votado ao abandono

Quarta-feira, 17 de Julho, 2019

Iniciou-se mais uma época balnear. E, apesar do tempo já decorrido, a temperatura parece não condizer. Mas, pese embora algumas partidas meteorológicas, nada consegue arrefecer este sublime espaço de praia. (mais…)

A cerveja do infante

Domingo, 30 de Junho, 2019

A Praça do Infante é um dos locais mais nobres da cidade de Lagos. Ali com o mar a acenar, a Igreja de Santa Maria defronte e o Castelo dos Governadores e pano da muralha mais adiante, é um espaço de eleição a merecer todo o respeito e preservação.

Mas, desde que uma intervenção polémica e desproporcionada aí aconteceu, parece que aquele espaço, que deveria ter algum uso a condizer com o seu significado e a sua história, se transformou num recinto para os eventos mais inusitados e que, em alguns casos, ferem a sua dignidade e a identidade dessa praça e dessa figura distante como é a do Infante.

Para aí se decidiu atirar todos os eventos mais inusitados e mais despropositado que se possa imaginar. São os bailes de música pimba que, em noites de verão, querem para arrastar alguma movimentação. Não significa que não os possa haver. Mas não num espaço emblemático como aquele. São as marchas com uma decoração que fere o coração de uma cidade cheia de história. E são muitos mais os que destoam e não condizem com os seus pergaminhos nem com esse passado que não pode ser mutilado ou, em função das circunstâncias, ser posto de lado.

Mas é o que vemos constantemente em cada dia que passa. O exemplo mais grotesco e mais recente é o da 2ª edição do “Lagos World Beer Fest a decorrer, mais uma vez, na Praça do Infante. Aí está a ter lugar e a decorrer nos dias 27, 28 e 29 de Junho.

Trata-se de uma iniciativa que, em Lagos como noutro local qualquer, pode ter toda a razão de ser. Mas não nesse espaço emblemático e com tanto significado como aquele. E se o evento em si já agride e fere todo esse recinto e a sua área envolvente, o cartaz com o Infante a segurar uma caravela e um pote de cerveja acaba por apoucar e para menosprezar uma figura grande da nossa história, da nossa identidade e até da própria cidade. (mais…)

O embuste em torno da Estação de Caminhos de Ferro de Lagos

Quinta-feira, 10 de Janeiro, 2019

Já lá vão cerca de vinte anos em cima. Tal como hoje, falava-se em revitalizar e dar nova vida aos caminhos de ferro de Portugal que passariam pelo interior e percorreriam o litoral. E para que a mensagem começasse a passar e a chamar a opinião pública para a sua causa, um vasto programa de marketing se começou a desenvolver e a percorrer o país. (mais…)

As consequências da gestão unipessoal da Academia de Música de Lagos

Quinta-feira, 20 de Dezembro, 2018

Uma intensa vida associativa é sinal de dinamismo, de vitalidade e até um sinal de saúde da própria sociedade. É por isso que uma comunidade aberta, plural e com um projecto de futuro comporta as mais diversas manifestações entre as quais as suas próprias associações. São uma forma de responder aos desafios que a sociedade tem de enfrentar e é chamada a responder. E ganham preponderância por serem também escolas de cidadania e espaços onde a democracia se reveste dos seus aspectos mais nobres. (mais…)

Lagos com o verão em autogestão

Quinta-feira, 27 de Setembro, 2018

O verão já terminou. E tal como diz o poeta, foi um sonho que passou. E, de facto, bem mais rápido do que seria de esperar. (mais…)

Arte Doce na XXXI edição a perder fulgor e imaginação

Domingo, 29 de Julho, 2018

A Feira Concurso Arte Doce, além de acontecimento de monta a nível local, preenchia a agenda dos principais eventos a nível regional e entrava nos circuitos da informação mesmo a nível nacional. Com o verão no seu pico mais elevado, a cidade, no último fim de semana de julho, preparava-se para esta amostra invulgar em que o doce a movimentava e subia a primeiro lugar. (mais…)

Os novos passadiços da Ponta da Piedade

Terça-feira, 3 de Julho, 2018

Toda a beleza que a natureza, ao longo da Costa D´Oiro, nos oferece, tem o seu epílogo nesse pedaço de costa cuja configuração a transforma numa verdadeira preciosidade e que dá pelo nome de Ponta da Piedade. Não admira, por isso, que essa beleza invulgar tenha transformado aquelas falésias, múltiplas e diversificadas e de um colorido intenso e convidativo, em local de peregrinação para todos os amantes da natureza e visitantes de espaços de excepção. (mais…)

Vamos ainda a tempo, haja determinação política!

Terça-feira, 13 de Fevereiro, 2018

No último trimestre do ano passado, a comunicação social fez eco do desagrado de muitos lacobrigenses a respeito da intervenção física, aparentemente desconexa, levada a efeito, na parte sul da Ponta da Piedade. (mais…)

A demolição do São Cristovão e da Adega Cooperativa

Quinta-feira, 18 de Janeiro, 2018

O São Cristovão, situado noutros tempos mesmo à entrada de Lagos, era uma referência, primeiro da hospedaria e mais tarde da hotelaria, desta cidade debruçada sobre o mar. Erguido a par e passo pelo saudoso Herman Baptista, começou por receber prioritariamente os motoristas que demandavam estas paragens. Mas com o turismo a crescer, o São Cristovão começou a aumentar e a responder aos desafios da nova vaga. E assim, com o tempo a passar, esta hospedaria inicial vir-se-ia a transformar numa unidade hoteleira que dava as boas vindas a todos os que entravam por Lagos adentro. (mais…)

Um olhar para 2017

Sábado, 30 de Dezembro, 2017

As folhas do calendário vão caindo e quase não nos apercebemos da nossa passagem no tempo. Parece que ainda há dias se estava a celebrar a entrada de 2017. E, quase sem se dar por ela, já nos estamos a despedir e a entrar num novo ano que já nos está a acenar e a dar os seus primeiros passos. E, quando assim acontece, os balanços começam-se a fazer, as retrospectivas têm lugar e todo um conjunto de análises e reflexões percorrem os caminhos que ficaram para trás e ensaiam algumas prospeções rumo a esse futuro que já está bem perto de nós. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami