Arquivo da Categoria ‘Opinião’

Arte Doce na XXXI edição a perder fulgor e imaginação

Domingo, 29 de Julho, 2018

A Feira Concurso Arte Doce, além de acontecimento de monta a nível local, preenchia a agenda dos principais eventos a nível regional e entrava nos circuitos da informação mesmo a nível nacional. Com o verão no seu pico mais elevado, a cidade, no último fim de semana de julho, preparava-se para esta amostra invulgar em que o doce a movimentava e subia a primeiro lugar. (mais…)

Os novos passadiços da Ponta da Piedade

Terça-feira, 3 de Julho, 2018

Toda a beleza que a natureza, ao longo da Costa D´Oiro, nos oferece, tem o seu epílogo nesse pedaço de costa cuja configuração a transforma numa verdadeira preciosidade e que dá pelo nome de Ponta da Piedade. Não admira, por isso, que essa beleza invulgar tenha transformado aquelas falésias, múltiplas e diversificadas e de um colorido intenso e convidativo, em local de peregrinação para todos os amantes da natureza e visitantes de espaços de excepção. (mais…)

Vamos ainda a tempo, haja determinação política!

Terça-feira, 13 de Fevereiro, 2018

No último trimestre do ano passado, a comunicação social fez eco do desagrado de muitos lacobrigenses a respeito da intervenção física, aparentemente desconexa, levada a efeito, na parte sul da Ponta da Piedade. (mais…)

A demolição do São Cristovão e da Adega Cooperativa

Quinta-feira, 18 de Janeiro, 2018

O São Cristovão, situado noutros tempos mesmo à entrada de Lagos, era uma referência, primeiro da hospedaria e mais tarde da hotelaria, desta cidade debruçada sobre o mar. Erguido a par e passo pelo saudoso Herman Baptista, começou por receber prioritariamente os motoristas que demandavam estas paragens. Mas com o turismo a crescer, o São Cristovão começou a aumentar e a responder aos desafios da nova vaga. E assim, com o tempo a passar, esta hospedaria inicial vir-se-ia a transformar numa unidade hoteleira que dava as boas vindas a todos os que entravam por Lagos adentro. (mais…)

Um olhar para 2017

Sábado, 30 de Dezembro, 2017

As folhas do calendário vão caindo e quase não nos apercebemos da nossa passagem no tempo. Parece que ainda há dias se estava a celebrar a entrada de 2017. E, quase sem se dar por ela, já nos estamos a despedir e a entrar num novo ano que já nos está a acenar e a dar os seus primeiros passos. E, quando assim acontece, os balanços começam-se a fazer, as retrospectivas têm lugar e todo um conjunto de análises e reflexões percorrem os caminhos que ficaram para trás e ensaiam algumas prospeções rumo a esse futuro que já está bem perto de nós. (mais…)

As chamas de um país ao abandono

Quarta-feira, 18 de Outubro, 2017

Não é segredo para ninguém que o país se esgota nos corredores do poder que vão de São Bento a Belém. Já dizia o nosso grande Eça que o país é Lisboa e o resto é mera paisagem. (mais…)

Desfile de candidatos no Cemitério de Animais

Sexta-feira, 8 de Setembro, 2017

Foi ao fim da tarde de 8 de Setembro. Fazia sol e também calor amenizado por algum vento que teimava em soprar. Naquela ala do cemitério, junto ao canil de Lagos, uma parcela tinha sido reservada para o cemitério de animais. (mais…)

Os polémicos passadiços da Ponta da Piedade

Quarta-feira, 6 de Setembro, 2017

A Ponta da Piedade, de Lagos, poder-se-á considerar uma espécie de santuário natural. As suas arribas e configurações rochosas, em simbiose com as águas do mar, fazem daquele local um espaço que a todos consegue extasiar. Toda aquela beleza, rodeada pela imensidão do mar, transforma (mais…)

O Labirinto das Obras da EN125

Quinta-feira, 20 de Julho, 2017

Foi já há alguns anos atrás que o então Primeiro Ministro, José Sócrates, anunciava, com alguma pompa e circunstância, próximo de Arão mas já dentro do concelho de Portimão, as obras que viriam remodelar, modernizar e transformar a estrada nacional 125 numa via de futuro. Com maior fluidez, maior segurança e outra comodidade, viria ser fundamental para a mobilidade de todo o Algarve. (mais…)

Marchas Populares, sem tradição, dão colorido ao calendário autárquico

Quarta-feira, 14 de Junho, 2017

Estamos em mês de santos populares. O país sai à rua para se divertir e para festejar os santos que, segundo a tradição, preenchem o seu imaginário e dão alento às suas preces mais devotas. É por isso que, um pouco por todo o lado, alguns rituais sobem de tom e os festejos, com um cariz eminentemente popular, ganham grande expressão. E, se assim acontece um pouco por todo o lado, é nas duas maiores cidades de Portugal que os festejos destes santos milagreiros adquirem maior expressão e chamam a si praticamente toda a população. A estes acontecimentos ninguém fica indiferente. É o que acontece em Lisboa pelo Santo António. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami