Arquivo da Categoria ‘Destaques’

Melhor destino de praia desprezado e votado ao abandono

Quarta-feira, 17 de Julho, 2019

Iniciou-se mais uma época balnear. E, apesar do tempo já decorrido, a temperatura parece não condizer. Mas, pese embora algumas partidas meteorológicas, nada consegue arrefecer este sublime espaço de praia. (mais…)

A cerveja do infante

Domingo, 30 de Junho, 2019

A Praça do Infante é um dos locais mais nobres da cidade de Lagos. Ali com o mar a acenar, a Igreja de Santa Maria defronte e o Castelo dos Governadores e pano da muralha mais adiante, é um espaço de eleição a merecer todo o respeito e preservação.

Mas, desde que uma intervenção polémica e desproporcionada aí aconteceu, parece que aquele espaço, que deveria ter algum uso a condizer com o seu significado e a sua história, se transformou num recinto para os eventos mais inusitados e que, em alguns casos, ferem a sua dignidade e a identidade dessa praça e dessa figura distante como é a do Infante.

Para aí se decidiu atirar todos os eventos mais inusitados e mais despropositado que se possa imaginar. São os bailes de música pimba que, em noites de verão, querem para arrastar alguma movimentação. Não significa que não os possa haver. Mas não num espaço emblemático como aquele. São as marchas com uma decoração que fere o coração de uma cidade cheia de história. E são muitos mais os que destoam e não condizem com os seus pergaminhos nem com esse passado que não pode ser mutilado ou, em função das circunstâncias, ser posto de lado.

Mas é o que vemos constantemente em cada dia que passa. O exemplo mais grotesco e mais recente é o da 2ª edição do “Lagos World Beer Fest a decorrer, mais uma vez, na Praça do Infante. Aí está a ter lugar e a decorrer nos dias 27, 28 e 29 de Junho.

Trata-se de uma iniciativa que, em Lagos como noutro local qualquer, pode ter toda a razão de ser. Mas não nesse espaço emblemático e com tanto significado como aquele. E se o evento em si já agride e fere todo esse recinto e a sua área envolvente, o cartaz com o Infante a segurar uma caravela e um pote de cerveja acaba por apoucar e para menosprezar uma figura grande da nossa história, da nossa identidade e até da própria cidade. (mais…)

Hugo Pereira e o futuro da presidência da Câmara de Lagos

Domingo, 21 de Abril, 2019

Em entrevista ao site Algarve Marafado, parceiro do Algarve Express, o vice-presidente da Câmara de Lagos e presidente da concelhia local do PS, Hugo Pereira, diz que a possibilidade de vir a ser candidato à presidência da autarquia “em momento algum foi colocada em cima da mesa”, até porque, lembra, a atual titular do cargo, Joaquina Matos, ainda tem a possibilidade de fazer mais um mandato. No entanto, garante não “voltar as costas ao concelho” se um dia o PS decidir que deve ser ele o candidato. (mais…)

Lagos vai ter novas respostas para apoio às vítimas de violência doméstica

Sábado, 13 de Abril, 2019

O Município de Lagos foi uma das entidades que assinou na passada sexta-feira, dia 5 de abril, em Faro, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), o Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, ato presidido pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva. (mais…)

Parque das Freiras, um espaço de eleição votado ao abandono e degradação

Quarta-feira, 3 de Abril, 2019

O Parque das Freiras é um dos espaços mais emblemáticos da cidade de Lagos. (mais…)

Petição pela construção do novo Hospital de Lagos entregue no Parlamento

Quarta-feira, 3 de Abril, 2019

Uma delegação da Assembleia Municipal de Lagos fez entrega na Assembleia da República, na passada quinta-feira, dia 28, das 4.580 assinaturas de cidadãos que subscreveram a Petição Pública «Pelo direito à Saúde nas Terras do Infante», exigindo do Governo a construção do novo Hospital de Lagos. (mais…)

Investimento de milhões de euros foi inaugurado em Lagos

Domingo, 24 de Março, 2019

Foi inaugurada, esta sexta-feira, 22 de março, com a presença da ministra do Mar, Ana Paulo Vitorino, a fábrica de processamento de peixe Congelagos. (mais…)

O embuste em torno da Estação de Caminhos de Ferro de Lagos

Quinta-feira, 10 de Janeiro, 2019

Já lá vão cerca de vinte anos em cima. Tal como hoje, falava-se em revitalizar e dar nova vida aos caminhos de ferro de Portugal que passariam pelo interior e percorreriam o litoral. E para que a mensagem começasse a passar e a chamar a opinião pública para a sua causa, um vasto programa de marketing se começou a desenvolver e a percorrer o país. (mais…)

As consequências da gestão unipessoal da Academia de Música de Lagos

Quinta-feira, 20 de Dezembro, 2018

Uma intensa vida associativa é sinal de dinamismo, de vitalidade e até um sinal de saúde da própria sociedade. É por isso que uma comunidade aberta, plural e com um projecto de futuro comporta as mais diversas manifestações entre as quais as suas próprias associações. São uma forma de responder aos desafios que a sociedade tem de enfrentar e é chamada a responder. E ganham preponderância por serem também escolas de cidadania e espaços onde a democracia se reveste dos seus aspectos mais nobres. (mais…)

Festival da Batata Doce volta a animar as terras de Aljezur

Segunda-feira, 3 de Dezembro, 2018

É quando o turismo já pouco se faz sentir e o frio nos começa a invadir que Aljezur se decide engalanar para, com pompa e circunstância, dar a conhecer um dos seus produtos mais genuínos; precisamente a batata doce. Na sua extensa veiga, com uns terrenos propícios e um clima a condizer, a batata doce é produzida com qualidade suficiente para dar a essa terra a especialidade da sua produção, da sua gastronomia e da sua divulgação. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami