Arquivo da Categoria ‘Destaques’

“Não era minha intenção ir para deputada, foi o partido que me convidou”

Quarta-feira, 31 de Julho, 2019

Porque razão aceitou ir em lugar elegível na lista do PS para as Legislativas quando ainda tinha a possibilidade de fazer mais mandato e meio à frente da Câmara? Cansou-se da vida autárquica?

Não me cansei da vida autárquica, de maneira nenhuma, mas achei o convite interessante e aliciante nesta fase da minha vida.

A possibilidade de integrar a lista foi colocada em cima da mesa por si ou pelo partido?

Não era minha intenção ir para deputada, foi o partido que me convidou. Aceitei com gosto este desafio e darei o meu melhor nessas novas funções, tal como tenho feito enquanto autarca.

Genericamente, que balanço faz da sua passagem pela presidência da Câmara de Lagos?

Acho que fizemos um bom trabalho. Destaco, sobretudo, que todos os projetos, estratégias e opções foram decididos em equipa e, por isso, saio tranquila porque deixo um grupo preparado para levar por diante o projeto que apresentámos aos lacobrigenses.

A nossa primeira prioridade foi resolver a situação financeira da Câmara, o que foi conseguido, pelo que hoje temos uma situação estável.

Só assim foi possível avançar depois com projetos e concretizar intervenções importantes, ao nível da recuperação do património cultural e histórico e de obras, umas já concluídas, outras que irão ser lançadas, que contribuem para melhorar a vida das pessoas e tornar o concelho de Lagos mais competitivo, enquanto destino turístico de qualidade.

Hugo Pereira tem condições para ser um bom presidente de Câmara?

É uma pessoa que esteve na Assembleia, tem, agora, seis anos de experiência de Câmara, é economista, é líder do PS/Lagos, e portanto, alia os conhecimentos técnicos aos políticos, o que é importante neste cargo, e, portanto, tem condições para, juntamente com a sua equipa, continuar este projeto.

(Cortesia algarvemarafado.com)

Campanha convida a fugir do Algarve

Quarta-feira, 31 de Julho, 2019

Por entre fogos, golas de proteção, concursos oficiais e outros negócios envolvendo familiares de membros governamentais, assim vai decorrendo o nosso verão rumo à próxima eleição que se avizinha. E, enquanto as sondagens fazem sorrir quem está no poder, a realidade do dia a dia teima em remar em sentido contrário e em dizer que o poder se vai desgastando e enredando em sucessivos casos diários. Enquanto isso, o verão vai continuando com os políticos a elegerem o Algarve para se banhar e usufruir deste sol meridional tão convidativo e retemperador. Assim o dava a entender António Costa quando, neste domingo de 28 de julho, se banhava e passeava pela Meia Praia de Lagos. (mais…)

Joaquina Matos abandona presidência da Câmara Municipal

Terça-feira, 23 de Julho, 2019

Era já um tema que preenchia as conversas informais e que até se debatia, com descrição, em alguns órgãos institucionais. Mas, pese embora o que informalmente corria e o que nos corredores do poder já se dizia, estava-se longe de imaginar que Joaquina Matos pudesse abandonar a Câmara Municipal de Lagos ainda antes deste segundo mandato chegar ao fim. (mais…)

Melhor destino de praia desprezado e votado ao abandono

Quarta-feira, 17 de Julho, 2019

Iniciou-se mais uma época balnear. E, apesar do tempo já decorrido, a temperatura parece não condizer. Mas, pese embora algumas partidas meteorológicas, nada consegue arrefecer este sublime espaço de praia. (mais…)

A cerveja do infante

Domingo, 30 de Junho, 2019

A Praça do Infante é um dos locais mais nobres da cidade de Lagos. Ali com o mar a acenar, a Igreja de Santa Maria defronte e o Castelo dos Governadores e pano da muralha mais adiante, é um espaço de eleição a merecer todo o respeito e preservação.

Mas, desde que uma intervenção polémica e desproporcionada aí aconteceu, parece que aquele espaço, que deveria ter algum uso a condizer com o seu significado e a sua história, se transformou num recinto para os eventos mais inusitados e que, em alguns casos, ferem a sua dignidade e a identidade dessa praça e dessa figura distante como é a do Infante.

Para aí se decidiu atirar todos os eventos mais inusitados e mais despropositado que se possa imaginar. São os bailes de música pimba que, em noites de verão, querem para arrastar alguma movimentação. Não significa que não os possa haver. Mas não num espaço emblemático como aquele. São as marchas com uma decoração que fere o coração de uma cidade cheia de história. E são muitos mais os que destoam e não condizem com os seus pergaminhos nem com esse passado que não pode ser mutilado ou, em função das circunstâncias, ser posto de lado.

Mas é o que vemos constantemente em cada dia que passa. O exemplo mais grotesco e mais recente é o da 2ª edição do “Lagos World Beer Fest a decorrer, mais uma vez, na Praça do Infante. Aí está a ter lugar e a decorrer nos dias 27, 28 e 29 de Junho.

Trata-se de uma iniciativa que, em Lagos como noutro local qualquer, pode ter toda a razão de ser. Mas não nesse espaço emblemático e com tanto significado como aquele. E se o evento em si já agride e fere todo esse recinto e a sua área envolvente, o cartaz com o Infante a segurar uma caravela e um pote de cerveja acaba por apoucar e para menosprezar uma figura grande da nossa história, da nossa identidade e até da própria cidade. (mais…)

Hugo Pereira e o futuro da presidência da Câmara de Lagos

Domingo, 21 de Abril, 2019

Em entrevista ao site Algarve Marafado, parceiro do Algarve Express, o vice-presidente da Câmara de Lagos e presidente da concelhia local do PS, Hugo Pereira, diz que a possibilidade de vir a ser candidato à presidência da autarquia “em momento algum foi colocada em cima da mesa”, até porque, lembra, a atual titular do cargo, Joaquina Matos, ainda tem a possibilidade de fazer mais um mandato. No entanto, garante não “voltar as costas ao concelho” se um dia o PS decidir que deve ser ele o candidato. (mais…)

Lagos vai ter novas respostas para apoio às vítimas de violência doméstica

Sábado, 13 de Abril, 2019

O Município de Lagos foi uma das entidades que assinou na passada sexta-feira, dia 5 de abril, em Faro, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), o Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, ato presidido pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva. (mais…)

Parque das Freiras, um espaço de eleição votado ao abandono e degradação

Quarta-feira, 3 de Abril, 2019

O Parque das Freiras é um dos espaços mais emblemáticos da cidade de Lagos. (mais…)

Petição pela construção do novo Hospital de Lagos entregue no Parlamento

Quarta-feira, 3 de Abril, 2019

Uma delegação da Assembleia Municipal de Lagos fez entrega na Assembleia da República, na passada quinta-feira, dia 28, das 4.580 assinaturas de cidadãos que subscreveram a Petição Pública «Pelo direito à Saúde nas Terras do Infante», exigindo do Governo a construção do novo Hospital de Lagos. (mais…)

Investimento de milhões de euros foi inaugurado em Lagos

Domingo, 24 de Março, 2019

Foi inaugurada, esta sexta-feira, 22 de março, com a presença da ministra do Mar, Ana Paulo Vitorino, a fábrica de processamento de peixe Congelagos. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami