Arquivo da Categoria ‘Notícias’

O embuste em torno da Estação de Caminhos de Ferro de Lagos

Quinta-feira, 10 de Janeiro, 2019

Já lá vão cerca de vinte anos em cima. Tal como hoje, falava-se em revitalizar e dar nova vida aos caminhos de ferro de Portugal que passariam pelo interior e percorreriam o litoral. E para que a mensagem começasse a passar e a chamar a opinião pública para a sua causa, um vasto programa de marketing se começou a desenvolver e a percorrer o país. (mais…)

As consequências da gestão unipessoal da Academia de Música de Lagos

Quinta-feira, 20 de Dezembro, 2018

Uma intensa vida associativa é sinal de dinamismo, de vitalidade e até um sinal de saúde da própria sociedade. É por isso que uma comunidade aberta, plural e com um projecto de futuro comporta as mais diversas manifestações entre as quais as suas próprias associações. São uma forma de responder aos desafios que a sociedade tem de enfrentar e é chamada a responder. E ganham preponderância por serem também escolas de cidadania e espaços onde a democracia se reveste dos seus aspectos mais nobres. (mais…)

Lagos com o verão em autogestão

Quinta-feira, 27 de Setembro, 2018

O verão já terminou. E tal como diz o poeta, foi um sonho que passou. E, de facto, bem mais rápido do que seria de esperar. (mais…)

Fogo às portas de Silves e Messines

Quinta-feira, 9 de Agosto, 2018

As populações de Silves e Messines vão passar uma noite de grande ansiedade, esperando que os mais de 1.400 operacionais que combatem o incêndio consigam impedir as chamas de entrar nas suas casas. Algumas das povoações situadas nas suas imediações têm vindo a ser evacuadas. (mais…)

Câmara de Lagos quer ver acessibilidades melhoradas

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

Foi aprovada na última reunião do executivo lacobrigense uma proposta que preconiza a criação de duas novas rotundas na EN 125, a nascente e a poente de Odiáxere. Melhorar as condições de circulação do tráfego rodoviário da Vila é o objetivo desta medida que a autarquia de Lagos pretende ver aceite pela Infraestruturas de Portugal, S.A. (mais…)

Feira do Livro abre em Lagos

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

Aproximar o livro das pessoas e, simultaneamente, oferecer uma animação de qualidade nesta importante zona da cidade e centro histórico – Praça do Infante – são dois dos mais importantes objetivos da Feira do Livro de Lagos que, este ano, oferece inúmeras atividades para várias faixas etárias. (mais…)

Maioria dos portugueses goza férias na praia e gasta à volta de 700 euros

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

De acordo com o estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) sobre as principais características das férias dos portugueses, realizado em julho, conclui-se que a praia continua a ser muito valorizada pelos portugueses, nomeadamente para 61% dos inquiridos. Por outro lado, o verão permanece como a estação do ano preferida pelos portugueses para ir de férias, com 87% da população a confirmar que tira férias nos meses de julho, agosto e setembro. (mais…)

Os novos passadiços da Ponta da Piedade

Terça-feira, 3 de Julho, 2018

Toda a beleza que a natureza, ao longo da Costa D´Oiro, nos oferece, tem o seu epílogo nesse pedaço de costa cuja configuração a transforma numa verdadeira preciosidade e que dá pelo nome de Ponta da Piedade. Não admira, por isso, que essa beleza invulgar tenha transformado aquelas falésias, múltiplas e diversificadas e de um colorido intenso e convidativo, em local de peregrinação para todos os amantes da natureza e visitantes de espaços de excepção. (mais…)

Preço das casas no Algarve sobe 5,9% durante o segundo trimestre de 2018

Terça-feira, 3 de Julho, 2018

O preço da habitação no Algarve registou uma subida de 5,9% durante o segundo trimestre de 2018, situando-se em 1.916 euros/m2, segundo o índice de preços do idealista.

Faro acompanha a tendência da região e regista uma subida de 1,7%, custando o preço do metro quadrado 1.706 euros. A maior subida de preços da região registou-se em Vila Real de Santo António (11,4%), seguida por Silves (7,8%) e Olhão (6,6%). O município mais caro para comprar casa é Loulé (2.430 euros/m 2 ). Em contrapartida, os mais económicos são Silves (1.499 euros/m 2 ), Olhão (1.301 euros/m2) e São Brás de Alportel (1.233 euros/m 2).

Em comparação com o resto do país, a habitação em Portugal registou uma subida de 6,4% durante o mesmo periodo, situando-se em 1.867 euros/m2

    Regiões

Todas as regiões assistiram a um aumento de preços em termos trimestrais. Destaque para a região Norte, que viu os preços crescerem 8%. Seguem-se, por esta ordem, as regiões Lisboa e Algarve (ambas 5,9%), Alentejo (4,2%), Região Autónoma da Madeira e Centro (ambas 3,5%).

Lisboa com 2.629 euros/m2 continua a ser a região mais cara, seguida pelo Algarve onde custa 1.916 euros/m2 e Madeira (1.546 euros/m2). Do lado oposto da tabela, encontra-se o Centro (996 euros/m 2 ), o Alentejo (1.129 euros/m 2 ) e o Norte (1.420 euros/m 2 ), como as regiões mais baratas.

    Distritos

Os preços subiram em 17 distritos – entre 20 analisados, contando com a Madeira (ilha) e Porto Santo (ilha) –, com os maiores aumentos a terem lugar em Leiria (11,8%), Porto (8,3%),
Guarda (8,2%) e Viseu (6,6%). No caso de Lisboa, a subida foi de 4,9%.

Por outro lado, desceram em Bragança (-6,8%), Santarém (-3,1%) e Castelo Branco (-0,9%).

O ranking dos distritos mais caros continua a ser liderado por Lisboa (3.067 euros/m2), seguido por Faro (1.916 euros/m2 ) e Porto (1.649 euros/m2). Os preços mais económicos encontram-se na Guarda (648 euros/m2 ), Bragança (675 euros/m2) e Castelo Branco onde custa 678euros/m2 .

    Capitais de Distrito/Cidades

Os preços aumentaram em 15 capitais de distrito, com Aveiro e Guarda a liderar a lista (8,2% em ambos os casos). Seguem-se Évora (7,1%), Portalegre (5,6%), Beja (5,4%) e Viseu (5,2%).
Já no Porto a subida foi de 4,3%.

Curioso é o facto de os preços terem descido em Lisboa, uma diminuição de 0,4% que contrasta com as subidas verificadas no primeiro trimestre do ano (3,3%) e no último trimestredo ano passado (2%).

Lisboa continua a ser, no entanto, a capital de distrito onde é mais caro comprar casa, qualquer coisa como 4.197 euros por m2. Porto (2.544 euros por m2) e Funchal (1.817 euros por m2)
ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já as cidades capitais de distrito mais económicas são Bragança (679 euros por m2), Castelo Branco (689 euros por m2) e Guarda (716 euros por m2).

O furo que ninguém quer

Sábado, 30 de Junho, 2018

O furo que ninguém quer vai começar, em Setembro, em Aljezur. E, por isso, algumas manifestações timidamente ensaiadas e sessões mais ou menos organizadas começam a dar voz à população e a alertar para este atentado à qualidade ambiental de todo o Algarve e, particularmente, da sua faixa litoral. E perante esta situação tem-se vindo a alertar timidamente a população. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami