Arquivo da Categoria ‘Temas’

O embuste em torno da Estação de Caminhos de Ferro de Lagos

Quinta-feira, 10 de Janeiro, 2019

Já lá vão cerca de vinte anos em cima. Tal como hoje, falava-se em revitalizar e dar nova vida aos caminhos de ferro de Portugal que passariam pelo interior e percorreriam o litoral. E para que a mensagem começasse a passar e a chamar a opinião pública para a sua causa, um vasto programa de marketing se começou a desenvolver e a percorrer o país. (mais…)

As consequências da gestão unipessoal da Academia de Música de Lagos

Quinta-feira, 20 de Dezembro, 2018

Uma intensa vida associativa é sinal de dinamismo, de vitalidade e até um sinal de saúde da própria sociedade. É por isso que uma comunidade aberta, plural e com um projecto de futuro comporta as mais diversas manifestações entre as quais as suas próprias associações. São uma forma de responder aos desafios que a sociedade tem de enfrentar e é chamada a responder. E ganham preponderância por serem também escolas de cidadania e espaços onde a democracia se reveste dos seus aspectos mais nobres. (mais…)

Festival da Batata Doce volta a animar as terras de Aljezur

Segunda-feira, 3 de Dezembro, 2018

É quando o turismo já pouco se faz sentir e o frio nos começa a invadir que Aljezur se decide engalanar para, com pompa e circunstância, dar a conhecer um dos seus produtos mais genuínos; precisamente a batata doce. Na sua extensa veiga, com uns terrenos propícios e um clima a condizer, a batata doce é produzida com qualidade suficiente para dar a essa terra a especialidade da sua produção, da sua gastronomia e da sua divulgação. (mais…)

Lagos com o verão em autogestão

Quinta-feira, 27 de Setembro, 2018

O verão já terminou. E tal como diz o poeta, foi um sonho que passou. E, de facto, bem mais rápido do que seria de esperar. (mais…)

Amal define critérios de taxa turística para o algarve

Sábado, 22 de Setembro, 2018

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) aprovou as bases para a introdução de uma taxa turística no Algarve. (mais…)

Fogo às portas de Silves e Messines

Quinta-feira, 9 de Agosto, 2018

As populações de Silves e Messines vão passar uma noite de grande ansiedade, esperando que os mais de 1.400 operacionais que combatem o incêndio consigam impedir as chamas de entrar nas suas casas. Algumas das povoações situadas nas suas imediações têm vindo a ser evacuadas. (mais…)

Linces retirados do centro de reprodução de Silves

Quarta-feira, 8 de Agosto, 2018

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decidiu, como medida de prevenção, retirar os 29 linces que se encontravam no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), situado na Herdade das Santinhas, Silves. Os animais serão deslocados para instalações dos parceiros espanhóis, que já colocaram à disposição de Portugal todo o apoio necessário.

Esta foi uma medida preventiva já prevista no Plano de Contingência, ativado desde domingo, 5. Desde essa altura que estavam no local todos os meios humanos e materiais para defesa e evacuação do CNRLI.

O ICNF desenvolveu, em 2017, ações de gestão de combustível na área envolvente aos cercados, edifícios e na área perimetral do CNRLI, de forma a diminuir o risco de incêndio e estabelecer faixas e mosaicos de proteção ao próprio centro.

A acompanhar os linces estão técnicos do CNRLI e do ICNF, bem como a equipa de gestão do Centro, constituída por veterinários, tratadores e outros técnicos especializados. No terreno encontram-se ainda equipas de vigilantes da natureza e uma equipa do corpo de fuzileiros da Marinha, entre outros operacionais.

O Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI) foi inaugurado a 22 de maio de 2009. Construído de acordo com as recomendações do Comité de Cria em Cativeiro do Lince Ibérico, integra a Rede Ibérica de Centros de Reprodução do Lince-ibérico.

Esta Rede é responsável pelo programa de reprodução e troca de animais, orientadas pelas necessidades demográficas e genéticas do Programa de Conservação Ex Situ.

Lagos vai ter Serviço de Polícia Municipal

Quarta-feira, 8 de Agosto, 2018

Foi aprovada na última Reunião de Câmara a proposta de criação da Polícia Municipal de Lagos, serviço de polícia administrativa a quem competirá fiscalizar o cumprimento das leis e regulamentos nas matérias relativas às atribuições do Município e à competência dos seus órgãos, assim como cooperar com as forças de segurança na manutenção da ordem pública e na proteção das comunidades locais, no respeito recíproco pelas esferas de atuação próprias. (mais…)

Câmara de Lagos quer ver acessibilidades melhoradas

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

Foi aprovada na última reunião do executivo lacobrigense uma proposta que preconiza a criação de duas novas rotundas na EN 125, a nascente e a poente de Odiáxere. Melhorar as condições de circulação do tráfego rodoviário da Vila é o objetivo desta medida que a autarquia de Lagos pretende ver aceite pela Infraestruturas de Portugal, S.A. (mais…)

Feira do Livro abre em Lagos

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

Aproximar o livro das pessoas e, simultaneamente, oferecer uma animação de qualidade nesta importante zona da cidade e centro histórico – Praça do Infante – são dois dos mais importantes objetivos da Feira do Livro de Lagos que, este ano, oferece inúmeras atividades para várias faixas etárias. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami