Arquivo da Categoria ‘Sociedade’

Fogo às portas de Silves e Messines

Quinta-feira, 9 de Agosto, 2018

As populações de Silves e Messines vão passar uma noite de grande ansiedade, esperando que os mais de 1.400 operacionais que combatem o incêndio consigam impedir as chamas de entrar nas suas casas. Algumas das povoações situadas nas suas imediações têm vindo a ser evacuadas. (mais…)

Linces retirados do centro de reprodução de Silves

Quarta-feira, 8 de Agosto, 2018

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decidiu, como medida de prevenção, retirar os 29 linces que se encontravam no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), situado na Herdade das Santinhas, Silves. Os animais serão deslocados para instalações dos parceiros espanhóis, que já colocaram à disposição de Portugal todo o apoio necessário.

Esta foi uma medida preventiva já prevista no Plano de Contingência, ativado desde domingo, 5. Desde essa altura que estavam no local todos os meios humanos e materiais para defesa e evacuação do CNRLI.

O ICNF desenvolveu, em 2017, ações de gestão de combustível na área envolvente aos cercados, edifícios e na área perimetral do CNRLI, de forma a diminuir o risco de incêndio e estabelecer faixas e mosaicos de proteção ao próprio centro.

A acompanhar os linces estão técnicos do CNRLI e do ICNF, bem como a equipa de gestão do Centro, constituída por veterinários, tratadores e outros técnicos especializados. No terreno encontram-se ainda equipas de vigilantes da natureza e uma equipa do corpo de fuzileiros da Marinha, entre outros operacionais.

O Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI) foi inaugurado a 22 de maio de 2009. Construído de acordo com as recomendações do Comité de Cria em Cativeiro do Lince Ibérico, integra a Rede Ibérica de Centros de Reprodução do Lince-ibérico.

Esta Rede é responsável pelo programa de reprodução e troca de animais, orientadas pelas necessidades demográficas e genéticas do Programa de Conservação Ex Situ.

Fundação Montepio entrega viaturas adaptadas a duas instituições de Faro

Sexta-feira, 29 de Junho, 2018

No âmbito da 11.ª edição da ‘Frota Solidária’, a Fundação Montepio vai entregar viaturas adaptadas à associação ‘O Pontão’ – Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira e Centro Paroquial de Pêra. A cerimónia de entrega das viaturas – 21, no total, distribuídas por 21 instituições – acontece na próxima quarta-feira, dia 04 de julho, pelas 11 horas, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. (mais…)

Algarve terá um dos maiores santuários de animais de Portugal

Sexta-feira, 29 de Junho, 2018

A responsável pelo mega projeto é a associação “Abrigo dos Animais” (Animal Rescue Algarve) e as obras já se iniciaram. O objetivo é proporcionar uma nova casa temporária a cerca de 600 animais abandonados e maltratados do Algarve. (mais…)

Lagos hasteou a Bandeira Azul em todas as zonas balneares

Quinta-feira, 28 de Junho, 2018

Em 2018 o programa nacional Bandeira Azul é dedicado ao tema “O Mar que Respiramos”, uma vez que 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. Assim, o papel das florestas marinhas é fundamental, sendo as algas mais pequenas que nos dão o ar que respiramos. O caminho para trabalhar este tema passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos.
(mais…)

IV Festival das Camélias em Monchique

Domingo, 25 de Março, 2018

Decorre,este fim-de-semana, o IV Festival das Camélias de Monchique. (mais…)

Desidério Silva anuncia recandidatura a Presidente da Região de Turismo do Algarve

Quinta-feira, 22 de Março, 2018

Presidente da Região de Turismo do Algarve desde novembro de 2012, Desidério Silva anuncia a sua recandidatura ao cargo para o mandato de 2018-2023. (mais…)

Mãe e Pai Natal abrem a quadra natalícia em Lagos

Domingo, 3 de Dezembro, 2017

A igualdade de géneros é um objectivo a prosseguir e todas as instituições procuram, por todos os meios, não fugir a este desiderato. A sua preocupação para mostrar que não estão desactualizadas ou sequer despreocupadas com este problema que atravessa os dias de hoje, faz com que se aproveitem todos os motivos, como os de uma festividade, para que a igualdade de género faça parte da actualidade. (mais…)

Procissão defronte para o mar não contou com os pescadores para a abrilhantar

Sexta-feira, 27 de Outubro, 2017

Lagos celebra a festividade do seu santo padroeiro. S. Gonçalo de Lagos, cujas festividades se comemoram a 27 de Outubro, transformou-se numa referência da cidade e passou a ser o santo que viria a dar o feriado municipal e com alcance que ultrapassa a simples esfera local. (mais…)

O Labirinto das Obras da EN125

Quinta-feira, 20 de Julho, 2017

Foi já há alguns anos atrás que o então Primeiro Ministro, José Sócrates, anunciava, com alguma pompa e circunstância, próximo de Arão mas já dentro do concelho de Portimão, as obras que viriam remodelar, modernizar e transformar a estrada nacional 125 numa via de futuro. Com maior fluidez, maior segurança e outra comodidade, viria ser fundamental para a mobilidade de todo o Algarve. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami