Arquivo da Categoria ‘Economia’

Preço das casas no Algarve sobe 5,9% durante o segundo trimestre de 2018

Terça-feira, 3 de Julho, 2018

O preço da habitação no Algarve registou uma subida de 5,9% durante o segundo trimestre de 2018, situando-se em 1.916 euros/m2, segundo o índice de preços do idealista.

Faro acompanha a tendência da região e regista uma subida de 1,7%, custando o preço do metro quadrado 1.706 euros. A maior subida de preços da região registou-se em Vila Real de Santo António (11,4%), seguida por Silves (7,8%) e Olhão (6,6%). O município mais caro para comprar casa é Loulé (2.430 euros/m 2 ). Em contrapartida, os mais económicos são Silves (1.499 euros/m 2 ), Olhão (1.301 euros/m2) e São Brás de Alportel (1.233 euros/m 2).

Em comparação com o resto do país, a habitação em Portugal registou uma subida de 6,4% durante o mesmo periodo, situando-se em 1.867 euros/m2

    Regiões

Todas as regiões assistiram a um aumento de preços em termos trimestrais. Destaque para a região Norte, que viu os preços crescerem 8%. Seguem-se, por esta ordem, as regiões Lisboa e Algarve (ambas 5,9%), Alentejo (4,2%), Região Autónoma da Madeira e Centro (ambas 3,5%).

Lisboa com 2.629 euros/m2 continua a ser a região mais cara, seguida pelo Algarve onde custa 1.916 euros/m2 e Madeira (1.546 euros/m2). Do lado oposto da tabela, encontra-se o Centro (996 euros/m 2 ), o Alentejo (1.129 euros/m 2 ) e o Norte (1.420 euros/m 2 ), como as regiões mais baratas.

    Distritos

Os preços subiram em 17 distritos – entre 20 analisados, contando com a Madeira (ilha) e Porto Santo (ilha) –, com os maiores aumentos a terem lugar em Leiria (11,8%), Porto (8,3%),
Guarda (8,2%) e Viseu (6,6%). No caso de Lisboa, a subida foi de 4,9%.

Por outro lado, desceram em Bragança (-6,8%), Santarém (-3,1%) e Castelo Branco (-0,9%).

O ranking dos distritos mais caros continua a ser liderado por Lisboa (3.067 euros/m2), seguido por Faro (1.916 euros/m2 ) e Porto (1.649 euros/m2). Os preços mais económicos encontram-se na Guarda (648 euros/m2 ), Bragança (675 euros/m2) e Castelo Branco onde custa 678euros/m2 .

    Capitais de Distrito/Cidades

Os preços aumentaram em 15 capitais de distrito, com Aveiro e Guarda a liderar a lista (8,2% em ambos os casos). Seguem-se Évora (7,1%), Portalegre (5,6%), Beja (5,4%) e Viseu (5,2%).
Já no Porto a subida foi de 4,3%.

Curioso é o facto de os preços terem descido em Lisboa, uma diminuição de 0,4% que contrasta com as subidas verificadas no primeiro trimestre do ano (3,3%) e no último trimestredo ano passado (2%).

Lisboa continua a ser, no entanto, a capital de distrito onde é mais caro comprar casa, qualquer coisa como 4.197 euros por m2. Porto (2.544 euros por m2) e Funchal (1.817 euros por m2)
ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já as cidades capitais de distrito mais económicas são Bragança (679 euros por m2), Castelo Branco (689 euros por m2) e Guarda (716 euros por m2).

Oito PME portuguesas distinguidas pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia

Sexta-feira, 29 de Junho, 2018

A Comissão Europeia divulgou os mais recentes resultados da Fase 1 do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que contemplou mais 242 PME de 30 países, entre os quais Portugal. (mais…)

RTA lança novo site institucional

Quarta-feira, 27 de Junho, 2018

Já está online o novo sítio institucional da Região de Turismo do Algarve (RTA), uma plataforma totalmente renovada que vem facilitar e potenciar a comunicação da entidade com os seus diversos públicos, disponível em turismodoalgarve.pt. Mais dinâmico e intuitivo, o site apresenta novos conteúdos, maior interatividade e uma melhor experiência de navegação, acessível a partir de qualquer dispositivo móvel.

Entre as principais novidades está uma área dedicada aos 20 postos de turismo da RTA, com informação detalhada sobre cada um dos pontos de atendimento certificados que integram a rede da região de turismo. Futuramente, será disponibilizado um catálogo dos produtos à venda nos postos, uma funcionalidade que se encontra ainda em desenvolvimento.

A partir da homepage do novo site também é possível aceder aos principais destaques informativos, nomeadamente notícias e eventos institucionais, bem como a uma área de apoio ao investidor, que permite agendar reuniões através do preenchimento de um formulário, ou à biblioteca, gerida pelo Centro de Documentação e Informação da RTA, que conta com cerca de 15 mil títulos para consulta e leitura presencial, e cujo catálogo dá acesso a outras publicações.

Igualmente acessível a partir da página de entrada do site encontra-se a informação sobre os projetos que envolvem a entidade regional de turismo, como é o caso do programa cultural «365 Algarve», «Algarve Nature Week», «Algarve Cooking Vacations» ou «Cycling & Walking Algarve», entre outras iniciativas que agora estão agrupadas na mesma área.

«O Algarve tem vindo a reforçar a sua presença digital, primeiro com a atualização do site promocional (visitalgarve.pt) e agora com o lançamento do novo site institucional (turismodoalgarve.pt), duas ferramentas fundamentais de contacto com os públicos-alvo. Com esta renovação, a RTA transformou o site institucional numa plataforma mais dinâmica, que encurta distâncias e facilita procedimentos», assegura o presidente da Região de Turismo, Desidério Silva.

O novo site turismodoalgarve.pt insere-se no âmbito da candidatura «Algarve online – Reforço da presença online do destino turístico Algarve», projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

O adeus ao velho Hotel Golfinho

Quarta-feira, 27 de Junho, 2018

O Hotel Golfinho era uma espécie de ícone da velha hotelaria de Lagos. Juntamente com o Hotel de Lagos e o da Meia Praia, aos quais se associava o de São Cristovão, dominava o parque hoteleiro de Lagos e desta faixa que se estende para oeste e que se designa por Costa Vicentina. (mais…)

Câmara de Lagos avança com concursos para dois chefes de Divisão e um Coordenador

Quarta-feira, 14 de Fevereiro, 2018

A Câmara de Lagos decidiu, na sessão do seu executivo de 7 de Fevereiro, avançar com os processos de abertura de procedimentos concursais para o preenchimento dos cargos de: Chefe de Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos; Chefe de Divisão de Educação, Comunicação, Cultura e Acção Social e, ainda, de Coordenador Principal da Unidade Técnica de Serviços Urbanos. (mais…)

Algarve com novos recordes de dormidas e proveitos

Quinta-feira, 18 de Janeiro, 2018

Os resultados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional Estatístico (INE) mostram um crescimento consolidado por parte da hotelaria algarvia. Até novembro de 2017, registaram-se na região mais de 18,5 milhões de dormidas, um aumento de 5,4 por cento face ao mesmo período de 2016, e perto de quatro milhões de hóspedes, um crescimento homólogo de 4,8 por cento. (mais…)

Algarve investe em canais de comunicação online

Sábado, 18 de Novembro, 2017

A melhoria e a atualização dos canais de promoção digital da região irão facilitar a tomada de decisão por parte dos turistas que programam a sua própria estadia no destino. (mais…)

Algarve ultrapassa 16 milhões de dormidas acumuladas

Sábado, 18 de Novembro, 2017

No mês de setembro, a hotelaria do Algarve continua a apresentar um ritmo de crescimento progressivo, que consolida a sua posição de principal destino de férias nacional. Só no mês de setembro a região registou perto de 2,3 milhões de dormidas (+2,2% face ao mesmo mês do ano anterior) e 137,8 milhões de euros em proveitos totais (+10,2%). Em termos acumulados, o número de dormidas nos primeiros nove meses do ano já ultrapassa os 16 milhões e os proveitos ascendem aos 898 milhões de euros. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). (mais…)

Algarve desperta a curiosidade dos Estados Unidos e da Rússia

Quinta-feira, 25 de Maio, 2017

Ao longo desta semana, o Algarve está a acolher a visita de jornalistas representantes de reconhecidos órgãos de comunicação social dos Estados Unidos da América e da Rússia, que terão a possibilidade de ficar a conhecer a diversidade da oferta e as mais valias da região enquanto destino turístico. (mais…)

Centro histórico de VRSA ganha Pousada de Portugal

Quinta-feira, 25 de Maio, 2017

O Centro Histórico de Vila Real de Santo António vai receber uma Pousada de Portugal. O investimento do Grupo Pestana, responsável pela gestão da rede nacional de pousadas, está cifrado em três milhões de euros e deverá gerar 30 postos de trabalho.

A nova unidade ficará sediada em quatro imóveis de interesse histórico – propriedade do município de VRSA e da empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana – e irá contar com 57 quartos, distribuídos por três núcleos.

A obra terá início no terceiro trimestre de 2017, prevendo-se a sua abertura no Verão de 2018. Além do alojamento, o projeto inclui salas de eventos, spa, piscina exterior e restaurante.

O conceito hoteleiro do projeto, apresentado esta segunda-feira, estará alicerçado na história de Vila Real de Santo António, criando um novo segmento turístico baseado no património e na cultura local.

De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, este investimento permitirá dotar a cidade com uma nova unidade de cinco estrelas, que se somará ao hotel Guadiana, cuja requalificação em unidade de luxo deverá ficar concluído no Verão.

Para o autarca, «a instalação da pousada é também o culminar do processo de requalificação ambiental, patrimonial e urbanística do concelho, onde foram investidos mais de 120 milhões de euros nos últimos 10 anos».

Segundo José Theotonio, CEO e presidente da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group, «o desenvolvimento turístico, assim como o trabalho de requalificação levado a cabo no Centro Histórico de VRSA e no seu património foram fatores que contribuíram para que o grupo hoteleiro escolhesse a cidade para ampliar o seu portefólio de investimentos».

Esta operação faz também parte da estratégia de recuperação do conjunto edificado da cidade e contribuirá fortemente para a notoriedade do concelho a nível nacional e internacional, promovendo a diferenciação do destino através de um turismo de qualidade superior e cultural.

«A futura Pousada de Portugal de VRSA é um produto diferenciador que não irá concorrer com as unidades hoteleiras já instaladas, trazendo novos segmentos turísticos e culturais para o município», remata Luís Castanheira Lopes, presidente do Grupo Pestana Pousadas.

    Sobre o Pestana Hotel Group

No Algarve, o Pestana Hotel Group conta já com 16 unidades hoteleiras, 13 Pestana Hotels & Resorts e 3 Pousadas de Portugal (Palácio de Estoi em Faro, Fortaleza de Sagres e Convento de Tavira). Esta será a quarta Pousada de Portugal «algarvia» e a 17ª unidade Hoteleira do Grupo Pestana no Algarve.

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami