Arquivo da Categoria ‘Saúde’

Algarve sem Hospital Central

Sexta-feira, 17 de Novembro, 2017

De acordo com nota enviada ás redacções pelo deputado Cristóvão Norte, esta sexta-feira, o Orçamento de Estado 2018 (OE), não inclui nenhuma nova Unidade Hospitalar para a região do Algarve, o que contraria o que estaria inicialmente previsto. (mais…)

Praias do Algarve recebem campanha de sensibilização

Sexta-feira, 28 de Julho, 2017

Praia de Monte Gordo, Praia de Quarteira, Praia da Rocha, Meia Praia são as quatro praias da região do Algarve que vão receber o roadshow de sensibilização ‘Proteção em Boas Mãos’, que conta com o apoio institucional do Instituto Português Oncologia do Porto Francisco Gentil, entre os dias 28 e 31 de julho, das 10h00 às 18h00. (mais…)

PSD/Algarve expressa preocupação pelas afirmações de caos no CHA

Quarta-feira, 25 de Janeiro, 2017

O PSD Algarve veio a público expressar a sua preocupação perante as afirmações da Subdirectora Clínica e de três directores de Departamento demissionários do Centro Hospitalar do Algarve, a qual teve lugar na Comissão de Saúde da Assembleia da República. (mais…)

Conversas com Barriguinhas sobre primeiros dias do bebé em Faro

Segunda-feira, 23 de Janeiro, 2017

As Conversas com Barriguinhas vão estar em Faro no próximo dia 26 de janeiro, às 17:00, no Centro Pré e Pós Natal da cidade. A participação é gratuita, devendo a inscrição ser feita online no site da iniciativa.

Sob o tema Os primeiros dias de vida de um bebé, este encontro terá a participação de Davina Ferreira, enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia, e contará com uma apresentação dedicada ao tema Criopreservação de Células Estaminais do Sangue e do Tecido do Cordão Umbilical por parte da Dr.ª Nelma Pereira, da Crioestaminal.

Esta é uma iniciativa de âmbito nacional que junta parceiros e especialistas em saúde materna para levar às famílias o esclarecimento acerca de temas importantes e diversificados como a amamentação, a alimentação na gravidez, a sexualidade, a criopreservação, os cuidados com o bebé e com os pais e as situações de risco, além de deixar alguns conselhos práticos sobre as várias fases do período de gestação.

Desde 2009 a percorrer Portugal, as Conversas com Barriguinhas são cada vez mais reconhecidas como sessões de informação pré e pós parto úteis aos mais de 5 mil pais que já nelas participaram. Com mais de 700 encontros previstos para 2017, este será um ano de enorme dinamismo e de crescimento da iniciativa, em que a promoção do bem-estar e a informação às famílias se manterão a principal prioridade.

Algarve promove avaliação gratuita à saúde do coração nas Farmácias Holon

Terça-feira, 29 de Novembro, 2016

Entre 28 de novembro e 3 de dezembro, as Farmácias Holon do Algarve associam-se à campanha europeia “Conheça a sua pulsação. Pode salvar a sua vida!”, com o objetivo de sensibilizar a população para a Fibrilhação Auricular, promovendo uma avaliação gratuita nas suas farmácias. (mais…)

Doença rara afeta cérebro em quase 100 por cento dos casos

Terça-feira, 25 de Outubro, 2016

Quase 100 por cento dos doentes com esclerose tuberosa apresentam sinais da doença no cérebro, sendo as manifestações mais frequentes a epilepsia ou as convulsões. Estima-se que em todo o mundo, entre 75 e 90 por cento destes doentes vão sofrer de epilepsia durante a sua vida e grande parte dos bebés com esclerose tuberosa têm um episódio convulsivo ainda no primeiro ano de vida. (mais…)

Fundação Grünenthal atribui prémios à investigação nacional na área da dor

Terça-feira, 20 de Setembro, 2016

A Fundação Grünenthal acaba de distinguir um grupo de investigadores portugueses pelos trabalhos desenvolvidos na área de estudo da dor, em Portugal. Os prémios vão ser entregues no dia 23 de setembro, às 17h, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa cerimónia que vai ser precedida de um colóquio dedicado ao tema “Cognição e Dor”. (mais…)

Técnica minimamente invasiva evita cirurgia em idosos operados ao coração com problemas na válvula aórtica

Quinta-feira, 11 de Agosto, 2016

Milhares de Portugueses são operados anualmente ao coração. Muitos deles, ao fim de algumas décadas, enfrentam a necessidade de uma segunda intervenção e estão a ser adotadas técnicas de vanguarda para evitar as reoperações. O anúncio é da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e surge no âmbito do Dia Mundial dos Avós que se celebra a 26 de julho. (mais…)

Desenvolvimento de pâncreas bioartificial para tratar a Diabetes

Quinta-feira, 11 de Agosto, 2016

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (IBILI-FMUC) está a desenvolver um pâncreas bioartificial, uma microcápsula com células produtoras de insulina, células estas que estão destruídas na diabetes tipo 1 ou que estão disfuncionais na diabetes tipo 2. (mais…)

Doentes com síndrome de dor regional complexa menosprezados em Portugal

Terça-feira, 9 de Agosto, 2016

A síndrome de dor regional complexa é uma condição dolorosa constante e incapacitante, que afeta as extremidades dos membros superiores e inferiores, e que está associada a uma elevada taxa de abandono laboral e isolamento social. Os médicos consideram que a doença é subdiagnosticada e subtratada em Portugal e os doentes menosprezados. (mais…)

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami