Guia inteligente de apoio a cegos

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Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um Guia Inteligente para orientar pessoas cegas no interior de edifícios públicos.

Este Guia, que pretende aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do seu quotidiano, foi desenvolvido em colaboração com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal. Na prática, trata-se de uma aplicação para Smartphone desenhada para ajudar, de forma rápida, intuitiva e segura, o utilizador a encontrar serviços e produtos desejados no interior de edifícios públicos.

A partir do telemóvel, o sistema “SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People” (https://eden.dei.uc.pt/~jcecilio/videos/SmartGuia_Compressed.mp4) utiliza as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para «orientar o cego até ao seu objetivo, respondendo a perguntas e facultando informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no edifício. O guia é acionado pelo utilizador e, a partir daí, atualiza constantemente a informação: estabelece percursos e indica distâncias, descreve o ambiente envolvente (por exemplo, a que distância está do elevador ou de escadas), identifica pontos de interesse, etc.», explica o coordenador do projeto, José Cecílio.

Uma das características mais distintivas do sistema é a sua simplicidade: «simplifica o trabalho do utilizador em termos de especificação do que pretende. O utilizador pode dizer simplesmente palavras que identifiquem o que deseja (tais como comer, comprar roupa). O sistema consegue reconhecer essas palavras-chave, questionando de seguida sobre preferências mais concretas, tais como indicar os restaurantes que existem, para o utilizador a seguir dizer qual deseja. Uma vez completo o processo de escolha do destino, o sistema guia o cego oralmente até ao sítio desejado», exemplifica o investigador.

Apesar de ter sido desenvolvido para guiar pessoas cegas, este sistema, premiado recentemente pelo Instituto Fraunhofer Portugal, pretende alargar a utilização a qualquer cidadão. O objetivo é que «ao entrar no centro comercial, o cliente possa saber quais as lojas que estão com promoção nesse dia, em que produtos e qual a percentagem de desconto. Nesse sentido, vamos implementar um projeto-piloto num centro comercial de Coimbra», conclui.

Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa – Universidade de Coimbra)
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