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“Quem faz as leituras do contador?”

A DECO INFORMA…

Cabe ao operador da rede de distribuição assegurar a leitura presencial do contador a cada 3 meses, no caso da electricidade, mas estas leituras também podem ser feitas pelo consumidor ou pelo comercializador.

Quando a leitura não é realizada, a facturação baseia-se numa estimativa do consumo.

Para garantir que paga a electricidade que realmente gasta, o consumidor deve comunicar mensalmente a leitura ao comercializador. Pode fazê-lo por telefone ou através de meios electrónicos (site, aplicações móveis ou SMS). Por lei, as facturas devem indicar uma linha de apoio ao cliente, que esclareça a melhor forma de transmitir as leituras.

Na factura, encontra também o CPE (Código do Ponto de Entrega), este código alfanumérico permite identificar o local exacto da instalação de electricidade da casa do consumidor. O Código é constituído por 2 letras no início (identificam o País), seguidas de 16 números (os 4 primeiros identificam o operador de rede) e, no final, mais 2 letras, num total de 20 caracteres.

Sempre que comunicar a leitura, tenha presente o número de cliente (também está na factura), o NIF do titular do contrato e o CPE. Esteja atento à data limite para enviar a informação (algumas facturas indicam-na), de forma a garantir que a leitura real será considerada na factura do mês seguinte.

No contador, retire os números com o fundo de cor branca ou preta. Ignore as casas decimais. Nalguns contadores mais antigos, pode existir uma separação do número com uma vírgula ou em fundo vermelho. Ignore esses números também. Se tiver uma tarifa bi-horária, retire as leituras dos períodos de vazio e fora de vazio. Para a tarifa tri-horária, considere também a leitura das horas de ponta. Em caso de dúvida, contacte a linha de apoio ao cliente.

Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO
Rua Dr. Coelho de Carvalho, n.º 1 C
8000-322 Faro
Tel. 289 863 103 – Fax 289 863 108

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