Cultura

“Homens do Infante” no Festival dos Descobrimentos

O Festival dos Descobrimentos que decorre em Lagos desde 30 de abril e até 9 de maio, mas há iniciativas que se prolongam até mais tarde. É o caso da Exposição “Homens do Infante” e do Ciclo de Palestras subordinadas ao tema desta oitava edição do Festival - "600 Anos da Conquista de Ceuta: 1415-2015".
POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

A exposição de armamento dos sécs. XIV  e XV “Homens do Infante” vai estar patente no Forte Ponta da Bandeira, entre os dias 30 de abril e 30 de junho. A produção está a cargo do Grupo Ofício Bélico e Câmara Municipal de Lagos.

O Ofício Bélico é um grupo de recriação histórica com particular interesse na engenharia de cerco, esgrima histórica e combate de época, que se tem dedicado à construção de réplicas fiéis de armas de cerco e demais armamento característico de diferentes épocas e contextos históricos. Na exposição “Homens do Infante” estarão patentes figurinos temáticos característicos dos cavaleiros medievais e soldados (cristãos e muçulmanos).

Durante os dias da Feira dos Descobrimentos (30 de abril a 03 de maio) o grupo demonstrará o uso de todo o vasto arsenal ao seu dispor e a visita à exposição será gratuita, neste período. Na exposição estarão expostos os seguintes figurinos: guerreiro árabe, o arqueiro, besteiro do conto, o arcabuzeiro, o albardeiro e o cavaleiro.

Subordinado ao tema deste Festival – “600 Anos da Conquista de Ceuta: 1415-2015″ – estará também a decorrer um Ciclo de Palestras que se estende até ao dia 13 de novembro. No dia 09 o tema específico será “Ceuta pré-portuguesa” e o orador convidado será o Professor Fernando Villada.

As palestras, que decorrerão também nos dias 06 junho, 19 de setembro, 27 de outubro e 13 de novembro, são de entrada livre e têm lugar todas às 15h00, no Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes).

Etiquetas: , ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami