Saúde

5 factos que os pais devem saber sobre a audição das crianças

Tamanho da Letra: A-A+

Está aí o Dia da Criança e para que a audição dos mais pequenos tenha toda a atenção que merece, a GAES – Centros Auditivos, líder ibérica em soluções auditivas, partilha os 5 factos mais importantes que todos os pais devem conhecer e ter em atenção.

1. A importância do rastreio. Três em cada mil crianças nascem já com problemas auditivos, e estes valores indicam a absoluta importância de um rastreio universal de surdez à nascença, ainda por implementar na maioria dos hospitais portugueses.

2. Um problema auditivo pode ser de nascença – ou surgir depois. Os problemas auditivos em crianças também podem surgir mais tarde, frequentemente após algumas doenças infantis, como otites, papeira, rubéola, sarampo ou meningite.

3. Chega o Verão e, com ele, mais otites. Estas aumentam até 70% na época balnear, fruto de horas de brincadeira na piscina e no mar. Os pais devem secar bem os ouvidos após os mais pequenos saírem da água, usando apenas uma toalha de papel e não utilizando cotonetes. Sabendo que 20% das crianças até aos 4 anos sofrem pelo menos uma otite por ano, em crianças com otites recorrentes deve recorrer-se ao uso de protetores auditivos.

4. Ouvir ajuda a fazer amigos. Hoje em dia uma criança que precise de utilizar aparelhos auditivos já pode escolher entre diversas cores e padrões que os tornam mais atractivos aos olhos dos mais pequenos. Para além deste facto, graças aos avanços da tecnologia neste campo as crianças já não têm de viver num mundo de silêncio, e quanto mais cedo se deteta a perda auditiva e se dá início à utilização de aparelhos auditivos, maior a facilidade da criança em desenvolver a linguagem, a capacidade de aprendizagem e as habilidades sociais tal como uma criança com capacidade auditiva normal.

5. Despiste de outras causas. Alergias alimentares a produtos como o leite, trigo, ovos ou frutos secos, bem como intolerâncias alimentares que impactam o corpo de forma mais leve, não deixam de poder causar um efeito nefasto a nível auditivo, podendo causar sintomas de tinnitus, comichão e infeções nos ouvidos

Sobre a GAES – Centros Auditivos

A GAES – Centros Auditivos, líder ibérica no setor da correção auditiva, foi fundada em 1949 em Espanha. A sua atividade cobre desde a fabricação de aparelhos auditivos na fábrica própria Microson, até à sua distribuição e adaptação nos centros auditivos GAES. Comercializa também todos os produtos relacionados com proteção auditiva e sistemas complementares de comunicação e é distribuidora exclusiva do implante osteointegrado PONTO, da marca dinamarquesa Oticon. Em Portugal está presente desde 1993, contando com 23 centros auditivos abertos ao público e mais de 150 centros de consulta em parceria com entidades relacionadas com a área da saúde. Atualmente, o Grupo GAES dispõe de uma rede superior a 500 centros auditivos, distribuídos por Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Turquia e Equador.

Etiquetas: ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami