Livros & Autores

Livro: “Jovens e a Política” de José Miguel Bettencourt

Tamanho da Letra: A-A+

A obra conta com o Prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, a Nota de Apresentação de Mota Amaral e o Posfácio de Jaime Gama.

Reúne depoimentos inéditos de personalidades dos mais variados quadrantes políticos portugueses, como: Adriano Moreira, João Carlos Espada, João Dias da Silva, Luís Campos e Cunha, Miguel Morgado, Mota Amaral, Paulo Almeida Sande, Paulo Teixeira Pinto, Pedro Magalhães e Rui Oliveira e Costa. sobre Política, os Políticos e a Juventude, do Passado à Atualidade.

Depois de Lisboa e Açores, o lançamento deste livro acontecerá também no Algarve, no próximo dia 19 de Agosto, quarta-feira, pelas 22h.00 na Feira do Livro de Portimão. A obra será apresentada pelos deputados Cristóvão Norte e Teresa Caeiro.

Neste livro são feitas declarações inéditas sobre o tempo conturbado que vivemos e a importância de se repensar a Política e a sua utilidade. Apurando o que pode ser a política, para que serve, qual a finalidade da ação política. O que poderá ser hoje o Estado e a Democracia. A importância dos conceitos de Poder e da Ética para a Política. O Papel do Presidente da República e de um Governo, as Revisões Constitucionais em Portugal. Os Partidos em Portugal, a função de um deputado, a Assembleia da Republica, as Eleições Directas e Primárias e a necessidade de profissionalizar a politica, o acesso à governação e a oportunidade de governar. Igualmente é feita uma reflexão sobre a importância de implementar reformas urgentes no Sistema Político, Partidário e Eleitoral, que têm vindo consecutivamente a ser adiadas e onde são lançadas propostas para que essa reforma seja efectivamente feita.
É feita uma retrospectiva de diversas gerações politicas e de pensadores da política portuguesa, das experiências e missões políticas que protagonizaram, da análise que fazem da política e dos políticos, desde o Estado Novo, o Pré e Pós 25 de Abril, passando pela análise de diferentes momentos relevantes dos 41 anos da democracia Portuguesa. No livro é também abordada a relação entre a Política e as Novas Gerações. A baixa participação cívica e partidária dos portugueses, a dos Jovens e a dos menos Jovens, uma questão cujas causas e consequências se tenta aqui entender, tendo em conta que essa problemática pode ser um sintoma preocupante e reflexo de uma sociedade civil ainda frágil.
Este livro escrito por um académico e investigador de ciência política é também um registo escrito e crítico de alguém que, desde muito novo, tem acompanhado com especial interesse, a política, os partidos e a acção dos políticos.

Um Livro Essencial para perceber a Política, os Políticos e as Novas gerações, do passado à Atualidade.

Capa - Jovens e a Política

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami