Consultório Deco

Segurança na internet

Tamanho da Letra: A-A+

“Estamos seguros quando navegamos na internet?”

A DECO INFORMA…

Email, redes sociais, compras online e acesso ao homebanking, entre outros, levam a que circulem muitas informações privadas pela Net.

Consequentemente, levantam-se questões de segurança e privacidade, uma preocupação para a quase totalidade dos portugueses que questionámos.

Segundo o nosso inquérito, cerca de metade dos utilizadores sofreram problemas de segurança e 15% algum tipo de violação da privacidade.

Embora a protecção total contra vírus, phishing, seja uma missão quase impossível, muitos problemas reportados no inquérito poderiam ter sido evitados com algum software adequado – antivírus atualizado e protecção da rede Wi-fi –, e adotando um comportamento preventivo: não revelar palavras-passe, não abrir mails, links ou anexos de origem desconhecida, nem descarregar programas em páginas desconhecidas.

Pelas respostas obtidas, cerca de 65% dos inquiridos nem sempre recorrem a tudo o que está ao alcance para minimizar os riscos à espreita. A grande maioria protege os computadores com um antivírus: destes 81% optam por um programa gratuito, os restantes pagam, em média, €58 por ano por um pacote de segurança.

Outro problema frequente é o que resulta do acesso não autorizado ao email ou à conta de rede social. Estes acontecimentos são mais frequentes entre os jovens que confessam revelar mais vezes a palavra-passe a um amigo ou conhecido.

Adicionalmente, 70% dos inquiridos encontra informações pessoais nos motores de busca. Dados que, em certos casos, geraram conflitos com um familiar. Há também quem reporte ameaças, perseguições ou difamação online, ou ainda situações que os prejudicaram na escola ou no trabalho.

Acresce que, quase todos os inquiridos acreditam que perderam o controlo sobre a informação pessoal recolhida e usada pelas empresas, pensando a maioria que o uso destas informações para fins comerciais ou governamentais é uma intrusão.

Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO
Rua Dr. Coelho de Carvalho, n.º 1 C
8000-322 Faro
Tel. 289 863 103 – Fax 289 863 108

Etiquetas: , , , , ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami