Ambiente

Dia Mundial da Floresta: Autarquia de Loulé dinamiza atividades com alunos e inaugura Espaço Verde em Almancil

Tamanho da Letra: A-A+

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Loulé assinalou o Dia Mundial da Floresta no passado dia 21 de março, que teve como tema em 2016 “Florestas e água”.
Neste âmbito, a Divisão de Ambiente, Espaço Público e Transporte, juntamente, com a Divisão de Proteção Civil e Vigilância e com a colaboração da Junta de Freguesia de Salir, da Guarda Nacional Republicana e da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão realizaram-se algumas ações de sensibilização inerentes a esta efeméride ambiental.

Uma das ações foi em sala com a população escolar da EBI de Salir – Prof. Sebastião J.P. Teixeira, na qual foi explicado a problemáticas dos incêndios, as profissões associadas à floresta, bem como a grande importância da floresta para o equilíbrio global.

Dia Mundial da Floresta4Seguidamente, cerca de 50 alunos desta escola participaram numa ação de plantação de amendoeiras em terreno do Centro Comunitário de Salir onde existiu a interação dos utentes do Centro com as crianças, de forma a promover a cooperação e sinergias entre distintos grupos etários.

Na manhã do dia 21 de março, teve lugar na Cerca do Convento de Loulé a já habitual distribuição de espécies arbóreas e arbustivas à população do Concelho de Loulé.

Um dos pontos altos desta efeméride foi a inauguração de um pequeno espaço verde na vila de Almancil, localizado junto à Loja do Munícipe. Esta foi uma iniciativa da Junta de Freguesia local, que contou com a intervenção das crianças que frequentam o Programa Escolhas no Concelho de Loulé, intitulado “Projecto Mud@ki”, através da plantação de duas árvores neste novo jardim da vila de Almancil. Esta obra é um dos projetos da Junta de Freguesia tendo em vista a requalificação de espaços públicos na malha urbana desta vila. No momento inaugural estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, o executivo da Junta, líderes associativos e a população almancilense.

Ao celebrar esta efeméride com um programa de atividades, pretendeu a Câmara Municipal de Loulé valorizar a floresta e as árvores que nos sustentam e protegem, salientando o papel fundamental no abastecimento ao nosso planeta com água doce, essencial à vida.

Etiquetas: ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami