Sociedade

Amal garante participação do Algarve no European Cycling Challenge 2016

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

Após o sucesso alcançado em 2015, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve volta a assegurar a participação da região algarvia na 5.ª edição do European Cycling Challenge (ECC).
No ano transato a equipa Algarve envolveu perto de 300 ciclistas urbanos e pedalou mais de 13 mil quilómetros, tendo ultrapassado as cidades de Barcelona e Bristol.

O desafio europeu que alia o uso da bicicleta à tecnologia, através do registo do percurso efetuado numa aplicação gratuita para dispositivos móveis (Cycling365), regressa no próximo mês de maio para destacar qual a cidade ou região europeia, entre as participantes, em que mais se opta pela bicicleta para as deslocações do quotidiano. A meta definida para este ano pelos parceiros da iniciativa é conquistar mais adeptos e duplicar a distância percorrida em 2015, ano em que se realizaram diversas iniciativas por todo o Algarve.

Numa região em que somente 1% das deslocações diárias é feita de bicicleta, o European Cycling Challenge vem motivar o debate público para algumas lacunas ainda existentes no nosso quadro legislativo referente à utilização da bicicleta como meio de transporte principal, nomeadamente o facto do seguro escolar não abranger deslocações efetuadas de bicicleta.

Com a participação do Algarve no ECC 2016, a AMAL pretende alertar e sensibilizar a comunidade para esta e outras questões, como as condições de circulação do território, enquanto promove, em simultâneo, a utilização de um meio de transporte “verde”, mais económico e o reflexo de um estilo de vida saudável.

O European Cycling Challenge decorre entre os dias 1 e 31 de maio e tem como parceiros os municípios algarvios, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, os Comboios de Portugal, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares da Região Algarve, a Guarda Nacional Republicana, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, a Inframoura, a Polícia de Segurança Pública e inúmeras associações e grupos informais de cidadãos.

Etiquetas: ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami