Cautela alimentada pelo medo de preços crescentes devido aos ataques no Mar Vermelho

De acordo com a Comissão Europeia, hoje, pela terceira vez consecutiva, foi revista para baixo a perspectiva de crescimento da economia da zona do euro. O PIB de Portugal também foi revisto para baixo, mas acima da média para a zona do euro e União Europeia.

Portugal está previsto para crescer 1,2% este ano, e 1,8% em 2025.

Bruxelas coloca Portugal, entre os países da moeda única, com a segunda maior desaceleração do crescimento entre 2023 e 2024 (1,1 ponto percentual), apenas superado por Malta (1,5 pontos percentuais).

A Comissão espera que o crescimento do PIB de Portugal caia de 2,3% em 2023 para 1,2% em 2024 e 1,8% em 2025, em comparação com a previsão de crescimento de 1,3% para este ano, nas suas previsões de outono anteriores.

A boa notícia é que a inflação continua a cair e poderá atingir 2,3% este ano e 1,9% em 2025.

Em relação à zona do euro como um todo, o executivo da UE corta as perspectivas de crescimento para este ano, estimando que o PIB crescerá 0,8% na área da moeda única e 0,9% na UE como um todo. Isso se compara com as projeções anteriores de 1,2% e 1,3%, respectivamente, publicadas em novembro passado.

Para 2025, Bruxelas estima que a atividade econômica crescerá 1,5% na zona do euro e 1,7% na UE, mais ou menos de acordo com suas previsões de outono.

Mas tudo isso são “se”s e “mas”. Essas previsões chegam numa época de medo em relação aos preços crescentes na área da moeda única e na UE, devido aos ataques no Mar Vermelho, que têm perturbado o transporte marítimo e aumentado os custos nas rotas comerciais entre a Ásia e a Europa.

Além do impacto nas cadeias de abastecimento, o conflito no Oriente Médio (se continuar por muito mais tempo, ou, no pior cenário, se intensificar) também pode afetar os preços de energia, especialmente o petróleo.

Além disso, atualmente há bloqueios em toda a Europa causados ​​por protestos de agricultores da UE, o que também pode afetar o crescimento da economia da UE.

Perguntas frequentes (FAQ):

1. Quais foram as revisões feitas pela Comissão Europeia sobre o crescimento da economia da zona do euro e de Portugal?
– A Comissão Europeia revisou para baixo a perspectiva de crescimento da economia da zona do euro pela terceira vez consecutiva. O PIB de Portugal também foi revisado para baixo, mas acima da média para a zona do euro e União Europeia.

2. Como está previsto o crescimento econômico de Portugal para os próximos anos?
– Portugal está previsto para crescer 1,2% este ano e 1,8% em 2025.

3. Qual é a posição de Portugal entre os países da moeda única em relação à desaceleração do crescimento?
– Portugal está entre os países da moeda única com a segunda maior desaceleração do crescimento entre 2023 e 2024, apenas superado por Malta.

4. Quais são as projeções de crescimento do PIB de Portugal para os próximos anos?
– A Comissão espera que o crescimento do PIB de Portugal caia de 2,3% em 2023 para 1,2% em 2024 e 1,8% em 2025.

5. O que foi destacado como boa notícia em relação à economia de Portugal?
– A boa notícia é que a inflação continua a cair e poderá atingir 2,3% este ano e 1,9% em 2025.

6. Como está previsto o crescimento econômico da zona do euro e da União Europeia como um todo?
– O executivo da UE cortou as perspectivas de crescimento para este ano, estimando que o PIB crescerá 0,8% na área da moeda única e 0,9% na UE como um todo. Esses valores foram revisados para baixo em relação às projeções anteriores.

7. Quais são os possíveis impactos nas economias da zona do euro e da UE mencionados no artigo?
– Os possíveis impactos mencionados são os preços crescentes devido aos ataques no Mar Vermelho, que perturbaram o transporte marítimo e aumentaram os custos nas rotas comerciais entre a Ásia e a Europa. Além disso, os protestos de agricultores da UE também podem afetar o crescimento da economia da UE.

Definições:

PIB – Produto Interno Bruto: o PIB é uma medida do valor total de todos os bens e serviços produzidos em um país em um determinado período de tempo. É usado para medir a atividade econômica de uma nação.

Inflação – O aumento geral e contínuo dos preços dos bens e serviços em uma economia.

Jargon:

UE – União Europeia: Uma organização supranacional que visa promover a integração econômica, política e social entre seus países membros.

Zona do euro – A zona do euro é um conjunto de 19 países da União Europeia que adotaram o euro como sua moeda comum.

Links relacionados sugeridos:
Comissão Europeia
Eurostat