Saúde

Algarve promove avaliação gratuita à saúde do coração nas Farmácias Holon

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

Entre 28 de novembro e 3 de dezembro, as Farmácias Holon do Algarve associam-se à campanha europeia “Conheça a sua pulsação. Pode salvar a sua vida!”, com o objetivo de sensibilizar a população para a Fibrilhação Auricular, promovendo uma avaliação gratuita nas suas farmácias.

No âmbito da campanha europeia “Conheça a sua pulsação. Pode salvar a sua vida!”, dinamizada pela Atrial Fibrillation Association em colaboração com o iPACT (International Pharmacists for Anticoagulation Care Taskforce), e dinamizada em Portugal pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, as Farmácias Holon promovem uma avaliação gratuita à pulsação.

A Fibrilhação Auricular é a forma mais comum de arritmia (uma anomalia do ritmo cardíaco) e afeta 4 em cada 100 pessoas com mais de 65 anos de idade. Estima-se que em Portugal existam cerca de 122 mil pessoas com esta condição.

A Fibrilhação Auricular pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, pois o ritmo cardíaco irregular faz com que o sangue estagne e isto pode levar à formação de um coágulo sanguíneo, o qual pode depois deslocar-se para os pequenos vasos sanguíneos do cérebro onde bloqueia o fluxo de sangue, provocando um acidente vascular cerebral. A medição da pulsação é um bom indicador, pois poderá ajudar a detetar batimentos cardíacos irregulares.

“Os farmacêuticos têm um papel crucial na identificação de novos casos e são uma mais-valia para ajudar os Médicos de Medicina Geral e Familiar aidentificar a população potencialmente em risco.

Os utentes podem fazer a sua avaliação nas nossas farmácias e, caso sejam detetadas alterações da pulsação, serão encaminhados para uma consulta médica para uma avaliação mais aprofundada”, explica Patrícia Soares, da Intervenção Farmacêutica das Farmácias Holon.

Os factores de risco que podem provocar ou facilitar a progressão da fibrilhação auricular são a idade, hipertensão arterial, disfunção tiroideia sintomática, obesidade, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crónica e síndroma de apneia do sono, doença renal crónica; insuficiência cardíaca sintomática; doença valvular cardíaca, doenças das artérias coronárias.

Farmácias Holon

Farmácia Paula Santos (Silves)
Farmácia Holon Albufeira

Sobre a Campanha:

A campanha europeia “Conheça a sua pulsação. Pode salvar a sua vida!” é dinamizada pela Atrial Fibrillation Association em colaboração com o iPACT (International Pharmacists for Anticoagulation Care Taskforce).

Alguns países como o Canadá, Nova Zelândia, Portugal, Espanha e Reino Unido foram convidados a ter um papel mais ativo nesta iniciativa e as Farmácias Holon participam, pela primera vez esteano, através da avaliação da pulsação e outros fatores de risco da fibrilhação auricular

Etiquetas: , , ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami