Saúde

Unidade Móvel de Saúde presta cuidados à população de Vila do Bispo

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

Desde o passado mês de Junho que a população do concelho de Vila do Bispo tem ao seu dispor uma Unidade Móvel de Saúde (UMS), que presta cuidados de saúde a pessoas em situação de isolamento.

A UMS dispõe de dois gabinetes para consultas e cuidados de enfermagem, equipamento médico e informático que permite a realização de vários exames. Durante o mês de Junho realizaram-se 101 atendimentos e procedeu-se a várias intervenções de enfermagem, tais como: monitorização da tensão arterial, glicémia capilar, tempo de protrombina (INR), perímetro abdominal, índice de massa corporal, tratamento de feridas e administração de terapêutica injectável. A nível da promoção da saúde foi realizado aconselhamento a hipertensos, diabéticos e obesos, sobre fatores de risco e complicações. Realizou-se ainda consultas de enfermagem no âmbito da saúde infantil, planeamento familiar e saúde do idoso.

Para além dos serviços mencionados, o utente que se desloque a UMS poderá ainda beneficiar de todos os tratamentos que se realizam no Centro de Saúde, sendo que alguns deles nomeadamente vacinação de adultos, terá de ser agendada com a enfermeira responsável.

A Unidade Móvel de Saúde de Vila do Bispo é uma resposta da autarquia em parceria com a Administração Regional de Saúde para fazer chegar os serviços de saúde aos locais mais afastados dos Centros de Saúde do concelho, percorrendo as várias freguesias do município, e assim melhorar a cobertura da prestação de cuidados de saúde à população.

A UMS é uma viatura adaptada e equipada que possibilita a prestação dos mesmos cuidados de saúde que um Centro de Saúde utilizada por uma equipa de profissionais disponibilizada pelo Centro de Saúde local.

Apesar das actividades relacionadas com a saúde não serem uma competência das autarquias locais, a Câmara de Vila do Bispo optou por esta atitude pró-activa com o intuito de garantir o desenvolvimento de políticas sociais activas e que vão ao encontro das necessidades do município.

Etiquetas:

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami