Livros & Autores

“A Água dá, a água tira”

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

“A água dá, a água tira – Um estudo sobre a cultura tradicional da água no barrocal algarvio…”, é um livro da autoria da antróploga Sónia Tomé.

Trata-se de um estudo científico, de forte cariz antropológico, sobre os patrimónios da água no barrocal algarvio – nomeadamente nas freguesias de Querença, Tôr e Salir, no concelho de Loulé –, resultante de uma tese de mestrado em Sociologia, pelo ISCTE.

Na presente obra procura-se conhecer e aprofundar o modo como no Barrocal Algarvio, zona clássica de regime torrencial, as situações frequentes de míngua e de excesso de água são geridas pela população, em benefício de uma agricultura tradicional de sequeiro e de regadio.

Procura-se, através da análise da gestão social da água de rega de uso comum, compreender algumas dimensões sociais (económica, jurídica, relacional, simbólica e outras) da sociedade do Alto Barrocal, incluídas nas Freguesias de Querença, Tôr e Salir do concelho de Loulé.

A autora Sónia Guerreiro Tomé, natural de Faro, é licenciada em Antropologia pelo ISCTE-IUL e Mestre em Sociologia pela mesma Universidade. Já exerceu actividade profissional na Associação Odiana e na Fundação Manuel Viegas Guerreiro, tendo sido depois, e até Junho deste ano, directora técnica e de serviços da Associação Social e Cultural da Tôr.

Possui vasta experiência profissional na área da investigação, tendo realizado trabalhos de pesquisa em diversas partes do Algarve, alguns deles já editados. Este trabalho constitui uma versão revista da sua Tese de Mestrado.

Etiquetas: , , , , , ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami