Cultura

Aljezur: Comemorações do centenário do nascimento do pintor José Cercas

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

Para celebrar o Centenário do Nascimento do pintor José Cercas (1 de Abril 1914), o Município de Aljezur em parceria com a Associação de Defesa do Património de Aljezur e da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur vai levar a efeito uma série de iniciativas, com a colaboração das Juntas de Freguesia.

Assim no dia 18 de Março pelas 18:00 será inaugurada, no Espaço +, uma exposição comemorativa desta data. Além de uma série de desenhos, alguns inéditos, o público poderá apreciar algumas pinturas de José Cercas bem como algum mobiliário que fazia parte da sua residência, adaptada em 1995 a Casa Museu. Complementa esta exposição uma série de documentação e de fotografias algumas delas que irão ser apresentadas pela 1ª vez.

No dia 1 de Abril, dia do seu nascimento, pelas 17:00h, será celebrada na Igreja da Misericórdia em Aljezur uma missa por alma de José Cercas à qual se seguirá, pelas 18:00h, uma visita à Casa Museu na qual Ernesto Silva irá recitar alguns do sonetos escritos por José Cercas e publicados em 1936.

Com vista a oferecer uma maior oportunidade aos residentes e aos visitantes do Concelho de conhecerem a Obra do Pintor José Cercas, o Município de Aljezur irá apresentar de 25 de Abril a 25 de Maio na Galeria de Exposições da Junta Freguesia de Odeceixe, de 5 de Junho a 25 de Julho na Galeria de exposições da Junta Freguesia Rogil, e de 6 de Agosto a 28 de Setembro no Museu da Terra e do Mar da Carrapateira, uma exposição com 25 desenhos de José Cercas.

Recorde-se, tal como Emmanuel Correia escreveu que “ José Cercas cursou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde recebeu a lição pedagógica de vários Artistas Nacionais, de que destacamos: Carlos Reis, Frederico Aires, Varela Almeida e Francisco Franco.

O estudo das Ciências Artísticas e o conhecimento das Obras de Arte nacionais e estrangeiras, determinam nele a escola, que perfilha e reflete na sua pintura – Escola Inglesa dos séculos XVIII e XIX, a que se conjuga uma vertente da Escola Impressionista.”

Etiquetas: , ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami