Ambiente

Aljezur inicia trabalhos de limpeza florestal e silvicultura preventiva

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

Foram já iniciados diversos trabalhos, no âmbito de várias candidaturas apresentadas e aprovadas ao Programa PRODER, pelo Município de Aljezur. Serão assim implementados, diversos mosaicos de parcelas de gestão de combustível, faixas regulares ao longo de caminhos florestais, e estradas municipais e intervenção em manchas florestais estrategicamente colocadas, para redução do risco de incêndio.

A área de intervenção, numa primeira fase, eleva-se a 216,6 hectares, com um investimento total de 74.498,51€, e abrange a zona da estrada do Vale da Maia, seguindo em direção a Arrifana e ao Monte-Clérigo, de ambos os lados das vias bem como envolvente da Aldeia Velha (Aljezur), envolvente de Alfambras e Odeceixe (Este da vila).

Seguir-se-á a Rede Primária de faixas de gestão de combustível – Troço de Odeceixe que se desenvolve pela EN 128 desde a ponte sobre a ribeira de Seixe até às alturas de Martins Estevens, onde é feita a ligação à rede primária original, bem como o Troço do Serominheiro que abrange as zonas de Brejo Longo e Maria Serrão, zona onde existe muita edificação dispersa e povoamentos florestais de pinheiro bravo. Estas duas últimas duas redes totalizam 118,7ha, num investimento total de 117 759,08€.

A equipa de sapadores florestais continua a promover diversos trabalhos nas faixas de gestão de combustível, nomeadamente nas faixas de proteção aos aglomerados populacionais dos Vales, Vale da Telha e Odeceixe, entre outros que totalizarão cerca de 100ha de intervenção, só desta equipa.

Etiquetas: , ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami