Cultura

Tavira: “Encontro de Partilhas: Dieta Mediterrânica… da Tradição à Inovação”

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

No âmbito da classificação da Dieta Mediterrânica como Património Imaterial da Humanidade da Unesco, decorre, no dia 13 de Maio, a partir das 9h00, no Quartel da Atalaia, em Tavira, o “Encontro de Partilhas: Dieta Mediterrânica… da Tradição à Inovação”, promovido pela Direcção- Geral dos Estabelecimentos Escolares em parceria com a Câmara Municipal de Tavira.

Estudantes de escolas do ensino público e privado aceitaram o desafio de confeccionar diversos pratos de acordo com os preceitos da Dieta Mediterrânica, procurando, simultaneamente, divulgar este estilo de vida e os seus benefícios.

O evento surge como um subprojecto do movimento “Viver a terra em afectos” do Programa Regional ENPAR (Encontro de Partilhas – Práticas Educativas de Cidadania), o qual visa a valorização de práticas educativas das escolas do Algarve, assim como aquilo que de bom existe na região.

O programa pretende, igualmente, reforçar a centralidade da educação para a cidadania com a participação activa de alunos e professores, tendo como cenário o facto de se viver num período globalizante fragilizado por questões sociais e económicas. A perda do poder de compra afecta hábitos alimentares aliciados por “fast food” ao mesmo tempo que nos distanciamos de padrões alimentares ancestrais. Neste sentido, fomentar a Dieta Mediterrânia, por intermédio da educação, contribuindo para a salvaguarda da memória de um povo e para a apropriação de bons hábitos alimentares, é outra das principais ideias que inspiram esta actividade.

ESTABELECIMENTOS ESCOLARES PARTICIPANTES E PRATOS:

- Agrupamento Almancil

Sopa de grão com chouriço e caldeirada de cavala na cataplana com batata-doce

- Agrupamento Castro Marim

Laranja e limão (sumos e bolos)

- Agrupamento D. Afonso III

Paté de cavala, bolo de figo e alfarroba

- Agrupamento Dr. Francisco Fernandes

Salada mediterrânica e cavala de aromas

- Agrupamento Eng.º Duarte Pacheco

Papas com berbigão e tiborna de cavala e atum

- Agrupamento João Coelho C. Cabanita

Filetes de cavala albardada

- Agrupamento São Brás Alportel – ES Belchior / EB Bernardo Passos

Açorda de galinha com grão e panela podre

- Escola Internacional de Aljezur

Sopa de batata-doce

- INETESE

Sopa de beterraba e filetes de cavala

- Externato A Torraltinha

Bombons caseiros de figo e amêndoa, cake-pops de bolo de alfarroba, estrelas de figo e pão doce com torresmos.

PROGRAMA:

9h00: Receção às equipas
Confeção e organização dos espaços

13h30: Degustação dos pratos confecionados

15h00: Visita à exposição “Dieta Mediterrânica: Património Cultural Milenar”

16h30: Encerramento

Etiquetas:

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami