Cultura

Agosto chega a Vila Real de Sto. António com dezenas de actividades para todos os públicos

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

Agosto chega ao concelho de Vila Real de Santo António com uma mão cheia de propostas culturais para todos os públicos onde se incluem concertos, cinema ao ar livre, sessões de jazz, feiras temáticas, festas tradicionais e provas desportivas.

Já este sábado, está de regresso a mítica Corrida da Baía de Monte Gordo, num percurso de 8 quilómetros que irá ligar as praias de Manta Rota e Monte Gordo.

No domingo, dia 10, a diversão é para toda a família, com nova edição do Mundialito Color. Com partida de Monte Gordo, às 19h00, e chegada a VRSA, esta que é a corrida mais colorida do mundo traz a boa disposição e os ritmos contagiantes aos que se juntarem à festa.

No dia 13 de agosto abre-se o calendário de festividades religiosas, com a tradicional festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, em Cacela Velha. Além do fado e da música popular, o ponto alto será a procissão do dia 15 de agosto.

Mais tarde, entre os dias 27 e 31 de agosto, a praia da Manta Rota recebe as tradicionais festas em honra de São João da Degola, onde se destaca o tradicional Banho Santo do dia 29.

Animação no Centro Histórico de VRSA

Já no Centro Histórico de VRSA, e sempre à sexta-feira, depois das 22h00, um conjunto de músicos irá efetuar pequenos concertos, criando polos de animação nas esplanadas e zonas pedonais.

Aos domingos à tarde, depois das 18h00, o «Jazz no Jardim», continua a trazer muito groove e chill out à zona ribeirinha de VRSA, num ambiente informal sob o magnífico cenário do Guadiana.

As quartas-feiras continuam reservadas para as sessões de cinema ao ar livre, na zona ribeirinha de VRSA, às 22h00, com uma seleção de películas onde se incluem sucessos como «Aquele Querido mês de Agosto» ou «Antes da meia-noite».

Nesta área, regressa mais uma edição do ciclo «Cinema sob as Estrelas em Cacela Velha», nos dias 28 de agosto e 11 de setembro.

Artesanato de todo o mundo

Em Monte Gordo, o Festival «Etinarte» dará cor à Marginal, entre os dias 19 e 22 de agosto, com uma seleção de músicas de Cuba, Irlanda, Angola e Portugal e artesanato dos quatro cantos do mundo.

O artesanato tradicional marca igualmente presença nas localidades de Monte Gordo (terças), VRSA (quintas) e Manta Rota (sextas) com as tradicionais mostras.

Os sons clássicos têm também lugar reservado no Verão de VRSA com dois concertos da Orquestra Clássica do Sul, nos dias 21 e 27 de agosto, em VRSA e Cacela Velha, respetivamente.

A programação Verão 2014 é organizada pela autarquia vila-realense e pela empresa municipal SGU, em parceria com as associações e coletividades locais.

Etiquetas: , , , , , , ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami