Cultura

Autarquia de Vila do Bispo apoia projecto de investigação “As Operações do U-35 na Costa de Sagres (1917)”

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+

Até 7 de Setembro irá decorrer uma campanha de investigação ao largo de Sagres para localizar o veleiro italiano afundado pelo submarino alemão U-35 no decorrer da 1.a Guerra Mundial, a 24 de Abril de 1917. A iniciativa é levada a cabo por parte de uma equipa do Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa (CINAV), liderada pelo comandante Augusto Salgado e o historiador Jorge Russo, ação esta que será apoiada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Para celebrar esta interessante intervenção que procurará colocar a zona costeira do concelho da Vila nos mapas da 1.ª Guerra Mundial a nível planetário, será assinado um protocolo entre o município de Vila do Bispo e a Escola Naval (Marinha Portuguesa), no próximo dia 3 de Setembro, pelas 15h00, no salão nobre da Câmara Municipal, onde define os termos do apoio concedido pela autarquia, no valor de €15.000,00. Depois deste ato realizar-se-á uma palestra por parte dos dois investigadores sobre este projecto de arqueologia naval ao largo de Sagres.

Importa ainda referir o apoio a prestar por algumas unidades hoteleiras de Sagres a este projecto, nomeadamente do Aparthotel Don Tenório; Aparthotel Navigator; Martinhal Resort e Pousada do Infante, bem como, dos restaurantes Retiro do Pescador, Gigi, Oliveirinha, Adega dos Arcos, Pescador, A Grelha, Vigia, Dromedário/Bossa Nova e A Sagres aos elementos da equipa de mergulhadores e a este projecto da Marinha Portuguesa.

Refira-se que esta investigação mereceu a atenção da prestigiada revista “National Geographic” no seu número de Agosto deste ano. Para mais informações consulte o site http://www.nationalgeographic.pt/index.php/artigos-arquivados/as-nossas-historias/262-os-usos-do-luso.

Etiquetas: ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami