Cultura

Câmara Municipal de Loulé apresenta livro “Retábulos nos países africanos de língua oficial portuguesa” em Lisboa

POR ALGARVE EXPRESS
Tamanho da Letra: A-A+
Pormenor da capa do livro

A 13 de outubro, pelas 18h00, é apresentado na sede da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em Lisboa o livro “Retábulos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, da autoria de Francisco Lameira e João Canha e Sá.

Trata-se de um projeto editorial de promoção e difusão da cultura portuguesa, no qual a Câmara Municipal de Loulé se associou à Universidade do Algarve, e que contou com a adesão das embaixadas de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

“O presente trabalho debruça-se sobre uma modalidade artística que desempenhou simultaneamente um importante papel religioso. Os retábulos foram durante vários séculos o principal equipamento arquitetónico e litúrgico existente no interior da maior parte dos templos, constituindo um interessante testemunho da vivência religiosa cristã dos diversos setores da população nos territórios da Conquista ao longo de vários séculos. Convém referir que, nalguns casos, os retábulos foram complementados por diversas modalidades artísticas, a saber, a pintura figurativa, a imaginária de vulto perfeito e de roca, a azulejaria, a pintura ornamental, etc.. De igual modo centrava-se nos retábulos o uso da maior parte das alfaias religiosas.”.

Para os responsáveis municipais, esta obra reforça os laços de união entre os povos, servindo de incentivo à preservação e consolidação deste espólio patrimonial.

Etiquetas: , , ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami