A Via de Cintura Externa, que vem da rotunda de São João até à da Fonte Coberta, há mais de uma década que se encontra aberta ao público. Além de funcionar como uma porta de entrada e saída da cidade, serve de escoamento a todo o movimento rodoviário proveniente de nascente (mais…)
Arquivo da Categoria ‘Fotos & Factos’
O estado da estrada da Fonte Coberta às Quatro Estradas
Domingo, 29 de Setembro, 2013O capim da rotunda da estação
Domingo, 28 de Abril, 2013Este foi um dos invernos mais chuvosos. Foi capaz de encher albufeiras, de saturar os solos e de repor os lençóis freáticos em níveis que, há muito, não se viam. Mas com esta abundância de humidade e com os solos bem irrigados, não admira que, com o tempo a aquecer, as ervas, com abundância, comecem a aparecer. É o que se começa a ver um pouco por todo o lado. E esta situação deveria merecer um cuidado redobrado para que o capim não começasse a transformar parte da nossa paisagem urbana. (mais…)
O vandalismo da estação
Terça-feira, 23 de Abril, 2013Ainda está na memória da população os ecos da celebração dos 100 anos da chegada do caminho de ferro a Lagos. Nesse tempo, a cidade engalanou-se para receber essa máquina a vapor que a aproximava mais do resto do país e do mundo. Além desta aproximação e de tudo o que representou em termos de mobilidade e de circulação, a chegada do comboio a Lagos revestiu-se de um sentido simbólico. Outrora, desta ponta do Algarve, as caravelas partiram por esses mares adiante transformando-se em ponto de partida e de chegada. Alguns séculos depois, com o aparecimento do comboio, de novo se acentua essa vocação longínqua de saída e de entrada. (mais…)
O Desenquadramento das estruturas do Parque de Estacionamento da Avenida
Segunda-feira, 29 de Outubro, 2012Durante a fase de apresentação do estudo que iria servir de base à construção do mercado da avenida, dava-se especial realce à frente ribeirinha que se iria potencializar e ao pano da muralha que, para baixo e para cima do solo, ainda mais se poderia visualizar. Segundo o discurso oficial, secundado pelos técnicos que o acompanhavam, esta obra viria valorizar esta parte da cidade e reforçar a sua relação com o mar. Tudo dava a entender que a rua da Barroca, com o casario que lhe dá distinção, seria uma espécie de janela que se estendia ao longo de toda a baía. (mais…)