Arquivo da Categoria ‘Economia’

Burger King Lagos já voltou a abrir portas

Terça-feira, 5 de Maio, 2020

Depois de um mês fechado devido às restrições provocadas por causa do novo coronavirus o Bk Lagos já reabriu. (mais…)

Consequências da pandemia na redefinição da economia algarvia

Quarta-feira, 15 de Abril, 2020

Seria mesmo difícil imaginar, há uns tempos atrás, que o Algarve, pela Páscoa, estivesse isolado e votado a um silêncio apenas quebrado pelo marulhar do mar ou pelo chilrear dos pássaros a anunciar que a primavera se encontra já entre nós. (mais…)

Sopromar apodera-se da ala nascente da Doca Pesca de Lagos

Segunda-feira, 27 de Janeiro, 2020

A SOPROMAR é uma das maiores empresas de Lagos. Situada em parte da ala nascente da Doca Pesca, aí tem vindo a desenvolver uma intensa actividade laboral na recuperação e manutenção das mais diversas embarcações. E praticamente todas as que aí vão parar, afetas ao recreio ou a outras funcionalidades de mar, procuram restabelecer-se e recuperar para poderem continuar a sulcar as águas desse oceano distante e que se perde ao longe na linha do horizonte. (mais…)

Investimento de milhões de euros foi inaugurado em Lagos

Domingo, 24 de Março, 2019

Foi inaugurada, esta sexta-feira, 22 de março, com a presença da ministra do Mar, Ana Paulo Vitorino, a fábrica de processamento de peixe Congelagos. (mais…)

Amal define critérios de taxa turística para o algarve

Sábado, 22 de Setembro, 2018

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) aprovou as bases para a introdução de uma taxa turística no Algarve. (mais…)

Bricomarché chega a Lagos com novos serviços

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

O Bricomarché, insígnia de bricolage do Grupo Os Mosqueteiros, abriu esta quinta-feira dia 2 de agosto uma nova loja em Lagos, criando assim 30 novos postos de trabalho. (mais…)

Maioria dos portugueses goza férias na praia e gasta à volta de 700 euros

Sexta-feira, 3 de Agosto, 2018

De acordo com o estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) sobre as principais características das férias dos portugueses, realizado em julho, conclui-se que a praia continua a ser muito valorizada pelos portugueses, nomeadamente para 61% dos inquiridos. Por outro lado, o verão permanece como a estação do ano preferida pelos portugueses para ir de férias, com 87% da população a confirmar que tira férias nos meses de julho, agosto e setembro. (mais…)

Preço das casas no Algarve sobe 5,9% durante o segundo trimestre de 2018

Terça-feira, 3 de Julho, 2018

O preço da habitação no Algarve registou uma subida de 5,9% durante o segundo trimestre de 2018, situando-se em 1.916 euros/m2, segundo o índice de preços do idealista.

Faro acompanha a tendência da região e regista uma subida de 1,7%, custando o preço do metro quadrado 1.706 euros. A maior subida de preços da região registou-se em Vila Real de Santo António (11,4%), seguida por Silves (7,8%) e Olhão (6,6%). O município mais caro para comprar casa é Loulé (2.430 euros/m 2 ). Em contrapartida, os mais económicos são Silves (1.499 euros/m 2 ), Olhão (1.301 euros/m2) e São Brás de Alportel (1.233 euros/m 2).

Em comparação com o resto do país, a habitação em Portugal registou uma subida de 6,4% durante o mesmo periodo, situando-se em 1.867 euros/m2

    Regiões

Todas as regiões assistiram a um aumento de preços em termos trimestrais. Destaque para a região Norte, que viu os preços crescerem 8%. Seguem-se, por esta ordem, as regiões Lisboa e Algarve (ambas 5,9%), Alentejo (4,2%), Região Autónoma da Madeira e Centro (ambas 3,5%).

Lisboa com 2.629 euros/m2 continua a ser a região mais cara, seguida pelo Algarve onde custa 1.916 euros/m2 e Madeira (1.546 euros/m2). Do lado oposto da tabela, encontra-se o Centro (996 euros/m 2 ), o Alentejo (1.129 euros/m 2 ) e o Norte (1.420 euros/m 2 ), como as regiões mais baratas.

    Distritos

Os preços subiram em 17 distritos – entre 20 analisados, contando com a Madeira (ilha) e Porto Santo (ilha) –, com os maiores aumentos a terem lugar em Leiria (11,8%), Porto (8,3%),
Guarda (8,2%) e Viseu (6,6%). No caso de Lisboa, a subida foi de 4,9%.

Por outro lado, desceram em Bragança (-6,8%), Santarém (-3,1%) e Castelo Branco (-0,9%).

O ranking dos distritos mais caros continua a ser liderado por Lisboa (3.067 euros/m2), seguido por Faro (1.916 euros/m2 ) e Porto (1.649 euros/m2). Os preços mais económicos encontram-se na Guarda (648 euros/m2 ), Bragança (675 euros/m2) e Castelo Branco onde custa 678euros/m2 .

    Capitais de Distrito/Cidades

Os preços aumentaram em 15 capitais de distrito, com Aveiro e Guarda a liderar a lista (8,2% em ambos os casos). Seguem-se Évora (7,1%), Portalegre (5,6%), Beja (5,4%) e Viseu (5,2%).
Já no Porto a subida foi de 4,3%.

Curioso é o facto de os preços terem descido em Lisboa, uma diminuição de 0,4% que contrasta com as subidas verificadas no primeiro trimestre do ano (3,3%) e no último trimestredo ano passado (2%).

Lisboa continua a ser, no entanto, a capital de distrito onde é mais caro comprar casa, qualquer coisa como 4.197 euros por m2. Porto (2.544 euros por m2) e Funchal (1.817 euros por m2)
ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Já as cidades capitais de distrito mais económicas são Bragança (679 euros por m2), Castelo Branco (689 euros por m2) e Guarda (716 euros por m2).

Oito PME portuguesas distinguidas pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia

Sexta-feira, 29 de Junho, 2018

A Comissão Europeia divulgou os mais recentes resultados da Fase 1 do Instrumento PME do Programa de Investigação Horizonte 2020, que contemplou mais 242 PME de 30 países, entre os quais Portugal. (mais…)

RTA lança novo site institucional

Quarta-feira, 27 de Junho, 2018

Já está online o novo sítio institucional da Região de Turismo do Algarve (RTA), uma plataforma totalmente renovada que vem facilitar e potenciar a comunicação da entidade com os seus diversos públicos, disponível em turismodoalgarve.pt. Mais dinâmico e intuitivo, o site apresenta novos conteúdos, maior interatividade e uma melhor experiência de navegação, acessível a partir de qualquer dispositivo móvel.

Entre as principais novidades está uma área dedicada aos 20 postos de turismo da RTA, com informação detalhada sobre cada um dos pontos de atendimento certificados que integram a rede da região de turismo. Futuramente, será disponibilizado um catálogo dos produtos à venda nos postos, uma funcionalidade que se encontra ainda em desenvolvimento.

A partir da homepage do novo site também é possível aceder aos principais destaques informativos, nomeadamente notícias e eventos institucionais, bem como a uma área de apoio ao investidor, que permite agendar reuniões através do preenchimento de um formulário, ou à biblioteca, gerida pelo Centro de Documentação e Informação da RTA, que conta com cerca de 15 mil títulos para consulta e leitura presencial, e cujo catálogo dá acesso a outras publicações.

Igualmente acessível a partir da página de entrada do site encontra-se a informação sobre os projetos que envolvem a entidade regional de turismo, como é o caso do programa cultural «365 Algarve», «Algarve Nature Week», «Algarve Cooking Vacations» ou «Cycling & Walking Algarve», entre outras iniciativas que agora estão agrupadas na mesma área.

«O Algarve tem vindo a reforçar a sua presença digital, primeiro com a atualização do site promocional (visitalgarve.pt) e agora com o lançamento do novo site institucional (turismodoalgarve.pt), duas ferramentas fundamentais de contacto com os públicos-alvo. Com esta renovação, a RTA transformou o site institucional numa plataforma mais dinâmica, que encurta distâncias e facilita procedimentos», assegura o presidente da Região de Turismo, Desidério Silva.

O novo site turismodoalgarve.pt insere-se no âmbito da candidatura «Algarve online – Reforço da presença online do destino turístico Algarve», projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

Entradas mais antigas »

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami