Consultório Deco

Água, bem essencial

Tamanho da Letra: A-A+

“Tomei conhecimento da vossa campanha informativa “Água, Um bem essencial ao seu serviço”, que dados têm sobre o consumo e o desperdício de água em Portugal?”

A DECO INFORMA…

A água é um recurso escasso e essencial a todos nós. Por isso, cada um de nós deve valorizá-la e sentir-se responsável pelo uso que dela faz.

Cerca de 800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e, só na Europa, 19% do território revela “stress” hídrico, não tendo água suficiente para abastecer a população.

Sendo um dos recursos mais importante para as populações, é crescente a preocupação com os níveis de desperdício no consumo de água.

Em Portugal, os dados apontam para cerca de 2 600 milhões de metros cúbicos de água desperdiçada por ano. É cerca de 35% da procura total de água, verificando-se que a agricultura é um dos setores com maior desperdício.

O consumo de água no nosso país divide-se em três setores: urbano, agrícola e industrial. Se é verdade que o setor agrícola é o que representa o maior consumo deste recurso, a nível de custos com o abastecimento é setor urbano é o mais representativo, pesando por isso em grande medida na gestão deste bem.

Apesar de se ter verificado um decréscimo na utilização e procura de água ao longo dos últimos anos, a verdade é que temos ainda um longo caminho a percorrer, representando o setor urbano ainda cerca de 25% no total do desperdício de água verificado no nosso país.

É por isso fundamental reduzir as perdas de água, quer pela redução das perdas comerciais, quer na deteção de ligações clandestinas ou não autorizadas, bem como na redução de perdas técnicas – roturas e fugas “permanentes”.

No setor doméstico, cada português consume em média 195 litros de água potável por dia, no entanto apenas uma parte é utilizada de uma forma consciente e moderada, existindo uma grande parcela que é gasta de forma desadequada e desnecessária, não havendo assim qualquer utilidade para o consumidor, em prejuízo do ambiente.

Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO
Rua Dr. Coelho de Carvalho, n.º 1 C
8000-322 Faro
Tel. 289 863 103 – Fax 289 863 108

Etiquetas: , ,

Comentar

Todos os direitos reservados.

Diário Online Algarve Express©2013

Director: António Guedes de Oliveira

Design & Desenvolvimento por: Webgami