Serão mais de mil os alunos que vão caminhar em prol da leitura, e concentrar-se na Praça Gil Eanes, com um livro debaixo do braço. Promover o gosto pelo livro e pela leitura entre a comunidade escolar e sensibilizar a sociedade local para a importância dos mesmos são os grandes objectivos desta iniciativa.
O Município de Lagos volta, no dia 21 de Março, a associar-se à iniciativa do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas “Caminhos da Leitura – Marcha de Leitores”, integrada nas comemorações da Semana da Leitura e no projecto aLer+, que este ano é dedicada ao tema “800 anos de Língua Portuguesa”.
Para o efeito, cerca de mil alunos das Escolas de Sta. Maria, Nº1 de Lagos e – este ano lançado o convite às Escolas do Agrupamento Gil Eanes -, EB1 da Ameijeira e Nº3 de Lagos, vão realizar uma marcha, a partir das respectivas escolas até ao centro histórico da cidade, munidos de um livro à sua escolha.
Na chegada à Praça Gil Eanes irão realizar, em grupo, uma “leitura simbólica”, leitura essa orientada e sustentada num poema alusivo à Língua Portuguesa, também conjugado com a Comemoração do Dia da Poesia e com o Projeto SOBE – Saúde Oral, Bibliotecas Escolares (parceria entre o Plano Nacional de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares e Direção Geral de Saúde).
Com o intuito de juntar gerações “avós e netos” esta iniciativa contará igualmente com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, prevendo-se a realização de um pequeno teatro, seguido de um momento musical, a cargo da Academia de Música de Lagos.
A Marcha de Leitores termina com uma visita à exposição de trabalhos dos alunos, elaborados sob o mote “Uma Boca Mil Palavras”, patente nos Antigos Paços do Concelho até ao dia 2 de Maio.
Está igualmente prevista a realização de “Marchas” para os alunos das escolas da periferia, nas localidades da Luz e Espiche.
A “Semana da Leitura”, que decorre entre os dias 17 e 21 de Março, comemorada em Lagos pelos Agrupamentos de Escolas Júlio Dantas e Gil Eanes (sustentada nos motes “Uma Boca Mil Palavras” e “Ler é uma Festa”, respectivamente) em colaboração com a Biblioteca Municipal (SABE – Serviço de Apoio a Bibliotecas Escolares), é um evento que decorre a nível nacional, implementado no âmbito do Plano Nacional de Leitura.