ESTATUTO EDITORIAL
1. O “ALGARVE EXPRESS” assume-se como um projecto editorial centrado numa informação generalista e pluralista.
2. Como o seu título indica, a região algarvia é a sua área de incidência, por isso assume-se como uma publicação iminentemente regionalista.
3. Para além da sua principal função de informar e criticar com responsabilidade, o “ALGARVE EXPRESS” pretende contribuir para a promoção, divulgação e afirmação dos interesses da comunidade onde se encontra inserido, respeitando a identidade e o bom nome de todos e dignificando as diferenças sociais, religiosas, políticas ou outras.
4. O “ALGARVE EXPRESS” estará sempre aberto a toda a comunidade que tiver algo construtivo para dizer ou alguma crítica responsável para fazer.
5. O “ALGARVE EXPRESS” assume o compromisso de respeitar e cumprir os princípios deontológicos e de ética profissional estabelecidos pelas leis gerais de imprensa e do estatuto do jornalista.
6. A sua informação assentará exclusivamente na verdade, no rigor e na insenção, recusando seguir um jornalismo com base no sensacionalismo.
7. O “ALGARVE EXPRESS” respeitará sempre o seu público leitor, rejeitando prosseguir uma informação menos séria e rigorosa, que possa de alguma forma e deliberadamente o ferir na sua honra, o enganar ou abusar da sua boa fé.
8. O “ALGARVE EXPRESS” não sopreporá os fins comerciais, importantes para a sua sobrevivência, à sua autonomia e independência e não se deixará vergar ou dominar pelos poderes instituídos.